Dave Mustaine relembra as dificuldades que teve para aprender a tocar guitarra sozinho
Por André Garcia
Postado em 29 de novembro de 2024
Na década de 2020 você não precisa mais saber de nada porque, na hora em que algum tipo de conhecimento for necessário, você pode aprender a tal coisa em minutos com um vídeo no YouTube. Mais rápido que isso só o treinamento de Neo em Matrix.
Hoje em dia aprender com vídeos no YouTube é tão comum que até Zakk Wylde confessou ter recorrido a isso para tirar as músicas do Pantera. Em meados dos anos 70, no entanto, era preciso ralar muito mais.
Steve-O, que no começo do século ficou mundialmente famoso com a caótica trupe Jackass na MTV, hoje (para variar) tem seu próprio podcast, Wild Ride. Ele, que entrevista todo tipo de personalidade, ultimamente vem tendo uma fase roqueira, com convidados como Paul Stanley (Kiss) e Dave Mustaine (Megadeth).
Entre outras coisas, Mustaine — o maior lutador de jiu jitsu do thrash metal — relembrou como foi aprender a tocar guitarra décadas antes do surgimento da internet:
"A parte mais difícil para mim foi aprender a afinar, porque não tinha ninguém para me ensinar. [...]. Na época não tinha internet! Foi em... acho que em 74 que comecei a tocar. Mel Bay era o nome do livro de violão, só tinha acordes normais, sem escalas, sem demonstração, nada disso. Era com aquilo que a gente começava a aprender a fazer acordes e, quando comprei um toca-discos, comecei a botar vinil para tocar e tirar as músicas."
"Minha irmã começou a namorar um cara, e o irmão mais novo dele também tocava guitarra; ele me ajudou a aprender um pouco sobre como tocar guitarra e um pouco das nuances iniciais. Eu tinha um primo chamado Johnny, na época ele tinha uma Les Paul Gold Top — muito bonita. Foi a primeira guitarra em que fiz um power chord."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps