Phil Anselmo foi vocalista do Exhorder por três horas, afirma guitarrista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de novembro de 2024
Formado nos anos 1980, o Exhorder faz parte dos representantes americanos de Thrash Metal que não alcançaram a popularidade dos titãs do estilo. No entanto, o conjunto é creditado como um dos primeiros grupos a fazer o que se habituou a ser chamado de Groove Metal, gênero musical que tem como grande expoente o Pantera.

Por falar em Pantera, Phil Anselmo chegou a integrar o Exhorder nos anos 80. E a experiência durou pouco tempo. Vinnie LaBella, guitarrista do grupo até 2020, contou a história durante recente aparição no programa Pod Scum (via Blabbermouth).
"Phil ficou no Exhorder por cerca de três horas. E a culpa foi minha, porque o que aconteceu foi que, digamos, em algum momento de 86, tivemos uma grande briga na banda e coisas assim, como sempre... Então, essa foi a primeira separação [da banda].
Estávamos todos tentando montar tudo de novo no espaço de ensaio. Sid [Montz, ex-baterista do Exhorder] me ligou e disse: ‘Ouça, cara, falei com o Phil. O Phil quer entrar e fazer um teste para a banda’. Ele não estava [feliz] com as coisas que estavam acontecendo no Texas, por isso queria voltar para casa e fazer um teste conosco."
De fato, Phil foi "contratado". Porém, a sua aventura durou pouco tempo, pois o vocalista original do Exhorder quis retornar ao grupo.
"Ele [Phil] veio de avião, fez um teste e tal, cantou algumas músicas conosco. Eu disse: ‘Cara, você é demais. É claro que você conseguiu o emprego’. Então, nós o colocamos de volta no avião para Dallas e eu fui para casa. Quando cheguei, meu telefone estava tocando, era Kyle Thomas. Ele disse: ‘Escute, cara, quero voltar para a banda’. Eu respondi: ‘Filho da puta, não tenho notícias suas há um ano. Acabei de colocar o Phillip em um avião e disse a ele que tinha conseguido o emprego. Ele está indo para casa e vai sair do Pantera’."
Ao saber da intenção de Kyle, Vinnie entrou em contato com Jay Ceravolo (guitarrista do Exhorder na época) para saber qual atitude tomar. E foi aí que Phil Anselmo rodou.
"Liguei para o Jay. Eu falei: ‘Jay, estou em um aperto aqui’. Ele disse: 'Bem, veja bem, cara, o que você acha que é a coisa certa a fazer?’. Eu respondi: ‘A coisa certa a fazer é trazer o Kyle de volta’. Porque foi com ele que construímos esta casa.
Eu queria ser leal, queria fazer a coisa certa, eu amava Kyle (...). Então, liguei para o Philip. Ele ficou desapontado, é claro, mas também ficou feliz por estarmos recuperando o projeto em seu estado original."
Para Phil, a sua "demissão" foi um bom negócio. Afinal de contas, anos depois, o Pantera se tornou um dos nomes mais emblemáticos da década de 1990.
Quanto ao Exhorder, o grupo passou por outras separações e está de volta desde 2017. Seu trabalho mais recente é "Defectum Omnium", lançado em março de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


O guitarrista que é o Randy Rhoads do Metal Extremo, segundo vocalista do Exhorder


