Phil Anselmo foi vocalista do Exhorder por três horas, afirma guitarrista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de novembro de 2024
Formado nos anos 1980, o Exhorder faz parte dos representantes americanos de Thrash Metal que não alcançaram a popularidade dos titãs do estilo. No entanto, o conjunto é creditado como um dos primeiros grupos a fazer o que se habituou a ser chamado de Groove Metal, gênero musical que tem como grande expoente o Pantera.
Por falar em Pantera, Phil Anselmo chegou a integrar o Exhorder nos anos 80. E a experiência durou pouco tempo. Vinnie LaBella, guitarrista do grupo até 2020, contou a história durante recente aparição no programa Pod Scum (via Blabbermouth).
"Phil ficou no Exhorder por cerca de três horas. E a culpa foi minha, porque o que aconteceu foi que, digamos, em algum momento de 86, tivemos uma grande briga na banda e coisas assim, como sempre... Então, essa foi a primeira separação [da banda].
Estávamos todos tentando montar tudo de novo no espaço de ensaio. Sid [Montz, ex-baterista do Exhorder] me ligou e disse: ‘Ouça, cara, falei com o Phil. O Phil quer entrar e fazer um teste para a banda’. Ele não estava [feliz] com as coisas que estavam acontecendo no Texas, por isso queria voltar para casa e fazer um teste conosco."
De fato, Phil foi "contratado". Porém, a sua aventura durou pouco tempo, pois o vocalista original do Exhorder quis retornar ao grupo.
"Ele [Phil] veio de avião, fez um teste e tal, cantou algumas músicas conosco. Eu disse: ‘Cara, você é demais. É claro que você conseguiu o emprego’. Então, nós o colocamos de volta no avião para Dallas e eu fui para casa. Quando cheguei, meu telefone estava tocando, era Kyle Thomas. Ele disse: ‘Escute, cara, quero voltar para a banda’. Eu respondi: ‘Filho da puta, não tenho notícias suas há um ano. Acabei de colocar o Phillip em um avião e disse a ele que tinha conseguido o emprego. Ele está indo para casa e vai sair do Pantera’."
Ao saber da intenção de Kyle, Vinnie entrou em contato com Jay Ceravolo (guitarrista do Exhorder na época) para saber qual atitude tomar. E foi aí que Phil Anselmo rodou.
"Liguei para o Jay. Eu falei: ‘Jay, estou em um aperto aqui’. Ele disse: 'Bem, veja bem, cara, o que você acha que é a coisa certa a fazer?’. Eu respondi: ‘A coisa certa a fazer é trazer o Kyle de volta’. Porque foi com ele que construímos esta casa.
Eu queria ser leal, queria fazer a coisa certa, eu amava Kyle (...). Então, liguei para o Philip. Ele ficou desapontado, é claro, mas também ficou feliz por estarmos recuperando o projeto em seu estado original."
Para Phil, a sua "demissão" foi um bom negócio. Afinal de contas, anos depois, o Pantera se tornou um dos nomes mais emblemáticos da década de 1990.
Quanto ao Exhorder, o grupo passou por outras separações e está de volta desde 2017. Seu trabalho mais recente é "Defectum Omnium", lançado em março de 2024.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps