Sammy Hagar conta como se sentiu ao ser excluído da biografia de Alex Van Halen
Por João Renato Alves
Postado em 24 de novembro de 2024
Lançada recentemente, a biografia "Brothers" foi escrita por Alex Van Halen visando resgatar memórias com seu irmão Eddie, falecido em 2020. No entanto, ela vai só até 1984, quando a banda que leva seu sobrenome se separa do vocalista David Lee Roth. Ou seja, a fazer com Sammy Hagar foi totalmente deixada de lado.
Em entrevista à Rolling Stone, o segundo frontman do grupo foi questionado sobre como se sentiu ao tomar conhecimento de que seria desconsiderado da história contada. Ele respondeu:
"É triste. Não li o livro todo, mas vi trechos e ouvi algumas das entrevistas. Isso parte meu coração, porque se eu pensar no que Alex está passando, perdendo seu irmão, nunca tendo tocado com mais ninguém na vida, e sua saúde... Quando vi o quão frágil ele está, percebi: ‘Não é de se admirar que não esteja atendendo meu chamado quando o convido para tocar’. Ele não consegue.
Isso parte meu coração, porque só posso me colocar naquele lugar e questionar: ‘E se eu não pudesse mais cantar e me apresentar?’ A coisa que fiz a minha vida inteira, a coisa a que dediquei minha vida, a coisa que me tornou rico e famoso, me deu a vida mais linda do planeta, e de repente eu não posso mais fazer isso? Eu me sentiria como se estivesse roubando os fãs, para começar. Quando você se coloca no lugar dele, só posso dizer: ‘Ok, eu sinto muito por ele’."
Ainda assim, Sammy não entende o motivo de ter sido deixado de fora. A situação apenas o deixa mais convencido de que é seu papel levar o legado da fase apelidada de Van Hagar adiante com a turnê "Best of All Worlds".
"Eu gostaria de ouvi-lo explicar isso algum dia, porque não entendo completamente. Sei que ele é amargo sobre algumas coisas, seja lá o que for... Só consigo pensar: ‘Se você não quer essa era, isso me dá ainda mais justificativa para dizer que eu a possuo então’, porque ninguém mais pode fazer isso e ele não pode fazer sem mim. Isso torna mais fácil para Mike e eu. Concluímos: ‘Ok, acho que nós possuímos isso’, e temos a obrigação de levar aos fãs para manter essa música viva. São músicas boas demais para se jogar fora."
Ao New York Times, em recente entrevista, Alex se limitou a explicar o motivo de só a formação dos primeiros discos ter aparecido em "Brothers" dizendo:
"É nesta fase que se encontra o espírito real e vibrante da banda."
À mesma Rolling Stone, ele foi além e sacramentou: "O coração, a alma, a criatividade e a magia do Van Halen só existiu com Dave, Ed, Mike e eu. De resto, tivemos outros vocalistas com o passar dos anos".
Sammy Hagar foi vocalista do Van Halen entre 1986 e 1996 – com uma reunião ocorrendo em 2004. Os quatro álbuns de estúdio gravados no período chegaram ao topo da Billboard 200, principal parada americana. No entanto, uma parte dos fãs dos trabalhos iniciais nunca aceitaram totalmente a sonoridade mais pop e com maior ênfase nos teclados do período.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps