Ringo Starr diz que os Beatles tinham um certo receio das IA
Por Bruce William
Postado em 18 de dezembro de 2024
A evolução da inteligência artificial está impactando até mesmo as lendas da música, como os Beatles. Em 2023, a banda utilizou a tecnologia para finalizar a emocionante "Now and Then", mas Ringo Starr confessou que a organização Beatles ainda enxerga a IA com certa preocupação. O baterista explicou que, embora reconheçam as vantagens, também temem os riscos associados, revela matéria da Ultimate Classic Rock.
Beatles - Mais Novidades
A canção começou a ser trabalhada na década de 1990, mas foi abandonada devido às limitações tecnológicas da época. Apenas com o avanço da IA desenvolvida por Peter Jackson, foi possível extrair a voz de John Lennon de uma fita cassete. "Era como se John estivesse de volta", disse Ringo, que creditou McCartney por liderar o projeto: "Coloquei a bateria e cantei no refrão... Ele adicionou os arranjos de cordas e a guitarra solo, que deu emoção à faixa. Funcionou muito bem."
Por outro lado, Starr mostrou preocupação com as implicações éticas do uso da IA. Ele destacou o perigo de vozes serem replicadas sem autorização e teorizou como artistas podem ser explorados. "Estamos todos um pouco receosos, porque isso pode roubar você. Qualquer pessoa que saiba usar a IA pode roubar você. Eles podem me fazer cantar qualquer coisa, e vai soar como eu, porque isso é retirado da minha personalidade."
Ainda assim, Ringo reconhece os aspectos positivos. "O lado bom é o jeito como usamos em 'Now And Then'. Deus sabe onde isso vai parar. Estamos todos preocupados com isso; mas ninguém realmente roubou nada ainda." Para o baterista, o desafio está em utilizar a tecnologia de forma criativa e ética.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Cavalera Conspiracy participará de evento que celebra 40 anos de "Reign in Blood", do Slayer
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Tarja Turunen lança "I Don't Care", que conta com participação de Dani Filth
Edu Falaschi diz que um pedaço dele morreu com Ozzy: "Não superei ainda"
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
O que motivou Rob Halford a aceitar abrir turnê do Kiss com o Judas Priest

Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul Está Morto? O maior boato da história do rock.
Noel Gallagher elege o "álbum mais influente de todos os tempos", e não é dos Beatles


