Steve Lukather contesta rótulo de yacht rock aplicado ao Toto
Por João Renato Alves
Postado em 23 de janeiro de 2025
O termo "yacht rock" é associado de forma comum a artistas que fazem um rock mais suave, com influências de jazz, soul e r&b, contando com repercussão radiofônica nos anos 1970 e 80. Uma das bandas mais relacionadas ao rótulo é o Toto. No entanto, o guitarrista e vocalista Steve Lukather discorda.
Em material promocional para a próxima turnê do grupo, o músico declarou, conforme o Ultimate Guitar: "A tolice dessa bobagem de yacht rock, que eles colocaram esse apelido em toda a minha carreira de estúdio... Quer dizer, há pelo menos um de nós em cada um desses discos de 1975 a 1995. Assim, para nos colocarem em uma caixinha foi um pulo. Apenas rimos."
No giro que começa em julho e se estende até agosto, o Toto será acompanhado de Christopher Cross e Men At Work. A ideia da união partiu de Lukather. "Então, eu disse, 'Ei, tive uma ideia. Por que nós três não vamos para a estrada como um pacote de verão?' E a resposta esmagadora foi, 'Sim, vocês têm que fazer isso.’ Há um lugar para o groove... Você sabe, não somos uma banda de heavy metal, mas também não somos tão leves quanto pensam (risos). As pessoas nos julgam pelos singles que ouviram, com exceção de 'Hold the Line', e dizem, 'Esses caras não são rock.' Eu diria, 'É, cara, você ficaria surpreso.'"
Ano passado, o HBO Max disponibilizou o documentário "Yacht Rock: A Dockumentary", falando sobre a cena que foi ridicularizada outrora e hoje conta com fãs em todo o mundo. Steve Lukather é um dos entrevistados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps