O clipe do Megadeth inspirado em homem que roubou tanque de guerra e causou destruição
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de janeiro de 2025
De todos os trabalhos que o Megadeth lançou neste milênio, "Endgame" figura entre os mais interessantes. Sucessor de "United Abomination" (2007), o disco em questão é um prato cheio para quem gosta de Thrash Metal, pois apresenta composições rápidas e agressivas. Uma dessas músicas é "The Right to Go Insane".
Faixa que encerra "Endgame", "The Right to Go Insane" tem andamento cadenciado durante boa parte de sua duração, porém, Mustaine e seus camaradas pisam no acelerador na hora do solo de guitarra. Os riffs (inclusive o de baixo que abre os trabalhos) e o refrão grudento são os destaques dessa música.
A letra da canção que é o tema desta nota narra a história de uma pessoa que passa por sérias dificuldades financeiras e trabalha muito para tentar ter uma vida mais digna. A situação do protagonista não é nada boa, como aponta o refrão cantado por Mustaine:
"Como enfrentarei o dia de amanhã
Se não conseguir sobreviver ao dia de hoje?
Não tenho mais nada a perder
A não ser minha sanidade
E o direito de enlouquecer"
"The Right to Go Insane" ganhou um clipe, inspirado na triste história de Shawn Timothy Nelson, cidadão californiano que foi veterano do Exército dos Estados Unidos e encanador. A vida de Shawn começou a ficar conturbada em 1990, quando sofreu um acidente de moto. No ano seguinte, sua esposa pediu o divórcio, ele ficou desempregado, e para completar o combo de infortúnios, seus pais faleceram, ambos vítimas de câncer.
Prestes a ser despejado de sua casa, Nelson roubou um tanque de guerra da Guarda Nacional em 17 de maio de 1995. Depois que entrou no veículo, ele saiu pelas ruas de San Diego. Provavelmente guiado pelo desespero, Nelson destruiu carros e o que mais viu pela frente.
Obviamente, a polícia de San Diego tentou capturar Nelson, que continuou seu passeio insano. A perseguição durou cerca de 20 minutos e foi encerrada quando o tanque ficou preso em um canteiro. Shawn foi baleado e morreu no hospital.
Segundo consta em matéria publicada no New York Times, "a polícia disse que atirou no Sr. Nelson porque temia que, se ele colocasse o tanque em movimento novamente, o trânsito ficaria em perigo". Tom Hall, que atuava como capitão da polícia de San Diego na época do incidente, descreveu Shawn como um "encanador divorciado e autônomo que havia acabado de romper com a namorada, não estava trabalhando ultimamente e estava agindo de forma bastante estranha".
"O homem que morreu ontem era apenas uma casca da pessoa que amávamos. O verdadeiro Shawn morreu há dois anos nas mãos das drogas e do álcool. Sentimos muito por todos os danos causados e estamos muito gratos por ninguém ter se machucado. Ele não era um louco armado. Ele precisava de ajuda. Mas ninguém podia ajudá-lo", declarou Scott, irmão de Shawn.
O triste fim de Shawn é retratado no vídeo de "The Right to Go Insane", que apresenta cenas reais do fato. O clipe, protagonizado por Dave Mustaine, pode ser visto a seguir.
Lançado em setembro de 2009, "Endgame" é o décimo segundo disco do Megadeth. O álbum foi gravado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Chris Broderick (guitarra), James LoMenzo (baixo) e Shawn Drover (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps