"Seja um compositor": o conselho de Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) a jovens guitarristas
Por João Renato Alves
Postado em 19 de janeiro de 2025
O guitarrista Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge, Tremonti) tem um conselho peculiar para aspirantes a guitarristas. Questionado pela revista Guitar, o músico refletiu sobre o que aprendeu com a própria carreira sobre a função de um instrumentista na sua posição.
"O melhor conselho que posso lhe dar é se tornar um compositor. Não se torne esse guitarrista incrível que não consegue escrever nada e sempre tem que depender de outras pessoas para ter um show. Escreva sua própria música e se expresse. Acho que quando você se limita a ser apenas ser criativo na guitarra, se você apenas pega algumas notas que sabe como fazer na guitarra, improvisa, usa apenas essas poucas notas e tira tudo o que pode delas, é um problema. Isso é um bloco de construção básico da improvisação, então vá a partir daí."

Mark ressaltou que o poder da improvisação não deve ser subestimado, pois acredita que os músicos podem percorrer um longo caminho para encontrar sua verdadeira voz com ela: "Eu passei muito tempo, quando era mais jovem, tocando com um metrônomo, repetindo um lick, mas não encontrei minha voz dessa forma. Acho que a maneira como abordei foi tentar aprender o máximo que pudesse antes de me sentir capaz de improvisar. Hoje vejo que deveria ser o contrário.
Acho que você deve improvisar desde o primeiro dia, com qualquer informação que puder reunir no começo e usá-la imediatamente. Conforme estiver aprendendo, continue tentando usar essas novas informações em sua improvisação. Se você aprender apenas licks e técnicas, talvez nunca encontre essa voz."
Ainda assim, o artista conclui enfatizando que o feeling pode levar a lugares que a técnica pura não consegue. "Sinto que alguns dos músicos que podem saber metade do que os outros, que apenas tocam e se divertem tocando, se tornam melhores guitarristas porque estão tocando com emoção."
O Tremonti lançou o álbum "The End Will Show Us How" no início de 2025. O Creed voltará à estrada durante o ano, enquanto o Alter Bridge irá gravar seu próximo disco em intervalos da agenda dos envolvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A reação divergente dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Mark Tremonti confirma estar trabalhando em novas músicas para o Creed
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) lembra quando tocou Led Zeppelin com vocalista do AC/DC
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A banda gigantesca que Trent Reznor chamou de "mediocridade extrema"
Billboard: discos de rock/metal que atingiram o topo nos anos 2000


