"Seja um compositor": o conselho de Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) a jovens guitarristas
Por João Renato Alves
Postado em 19 de janeiro de 2025
O guitarrista Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge, Tremonti) tem um conselho peculiar para aspirantes a guitarristas. Questionado pela revista Guitar, o músico refletiu sobre o que aprendeu com a própria carreira sobre a função de um instrumentista na sua posição.
"O melhor conselho que posso lhe dar é se tornar um compositor. Não se torne esse guitarrista incrível que não consegue escrever nada e sempre tem que depender de outras pessoas para ter um show. Escreva sua própria música e se expresse. Acho que quando você se limita a ser apenas ser criativo na guitarra, se você apenas pega algumas notas que sabe como fazer na guitarra, improvisa, usa apenas essas poucas notas e tira tudo o que pode delas, é um problema. Isso é um bloco de construção básico da improvisação, então vá a partir daí."

Mark ressaltou que o poder da improvisação não deve ser subestimado, pois acredita que os músicos podem percorrer um longo caminho para encontrar sua verdadeira voz com ela: "Eu passei muito tempo, quando era mais jovem, tocando com um metrônomo, repetindo um lick, mas não encontrei minha voz dessa forma. Acho que a maneira como abordei foi tentar aprender o máximo que pudesse antes de me sentir capaz de improvisar. Hoje vejo que deveria ser o contrário.
Acho que você deve improvisar desde o primeiro dia, com qualquer informação que puder reunir no começo e usá-la imediatamente. Conforme estiver aprendendo, continue tentando usar essas novas informações em sua improvisação. Se você aprender apenas licks e técnicas, talvez nunca encontre essa voz."
Ainda assim, o artista conclui enfatizando que o feeling pode levar a lugares que a técnica pura não consegue. "Sinto que alguns dos músicos que podem saber metade do que os outros, que apenas tocam e se divertem tocando, se tornam melhores guitarristas porque estão tocando com emoção."
O Tremonti lançou o álbum "The End Will Show Us How" no início de 2025. O Creed voltará à estrada durante o ano, enquanto o Alter Bridge irá gravar seu próximo disco em intervalos da agenda dos envolvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Os três álbuns de estúdio que Alice Cooper não lembra de ter gravado
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
Travis Barker revela sintoma que escondeu do médico para sair do hospital após 30 cirurgias
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
Black Label Society faz show histórico em Belo Horizonte e emociona fãs
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro

O disco do U2 que vocalista do Creed deixou no toca-fitas do carro por dois anos
A música do Def Leppard que fez Scott Stapp descobrir seu amor pelo rock
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Loudwire - as melhores "caras de guitarra"
"Seja um compositor": o conselho de Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) a jovens guitarristas


