Ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento com áudio e vídeo restaurados
Por João Renato Alves
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Original de 1972, o filme "Live at Pompeii", do Pink Floyd, ganhará nova exibição nos cinemas dia 24 de abril. "Pink Floyd At Pompeii – MCMLXXII" foi remasterizado digitalmente em 4K a partir da filmagem original de 35 mm, com áudio aprimorado e remixado por Steven Wilson.
A obra apresenta a banda antes de seu estouro comercial mundial com "The Dark Side Of The Moon", capturando-os contra o pano de fundo das ruínas do icônico Anfiteatro Romano de Pompéia, e apresenta versões ao vivo de "Echoes", "A Saucerful of Secrets" e "One of These Days".
Pink Floyd - Mais Novidades

A performance também ganhará novos formatos físicos, incluindo a primeira vez que o registro é disponibilizado de forma completa em vinil. O lançamento, também em CD/Blu-ray/DVD/Áudio Digital e Dolby Atmos, acontece a partir de 2 de maio. Em material promocional, Steven Wilson declarou:
"Desde que meu pai fez uma lavagem cerebral em mim quando eu era criança, tocando The Dark Side of The Moon repetidamente, o Pink Floyd é minha banda favorita. Eles são meus Beatles, profundamente arraigados no meu DNA musical. Vi Pompeii pela primeira vez em uma impressão granulada em um cinema local. Causou uma impressão incrível em mim com sua música rock exploratória e sem amarras feita por quatro músicos que pareciam sintetizar a noção de intelectual descolado. Foi uma honra remixar a trilha sonora para acompanhar a incrível restauração do filme por Lana Topham, que parece que poderia ter sido filmado ontem."

A nova versão foi restaurada manualmente, quadro a quadro, a partir do negativo original de 35 mm cortado - que foi descoberto em cinco latas com rótulos duvidosos nos arquivos por Lana Topham, Diretora de Restauração do Pink Floyd. O filme foi digitalizado em 4K usando técnicas avançadas para garantir os detalhes mais finos e nítidos. A própria explicou:
"Desde 1994, tenho procurado as fugazes sequências cinematográficas do ‘Pink Floyd At Pompeii’, então a recente descoberta do negativo original de 35 mm de 1972 foi um momento muito especial. A versão recentemente restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da performance com os segmentos adicionais do documentário do Abbey Road Studios filmados logo depois."

A performance de "Echoes Part 1" pode ser conferida abaixo.
O produto original havia recebido relançamento em DVD no ano de 2002, com o "Director’s Cut" combinando filmagens da época e registros que eram então recentes da área onde as gravações ocorreram. A versão ganhou disco de platina dupla nos Estados Unidos e platina tripla no Reino Unido.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps