Ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento com áudio e vídeo restaurados
Por João Renato Alves
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Original de 1972, o filme "Live at Pompeii", do Pink Floyd, ganhará nova exibição nos cinemas dia 24 de abril. "Pink Floyd At Pompeii – MCMLXXII" foi remasterizado digitalmente em 4K a partir da filmagem original de 35 mm, com áudio aprimorado e remixado por Steven Wilson.
A obra apresenta a banda antes de seu estouro comercial mundial com "The Dark Side Of The Moon", capturando-os contra o pano de fundo das ruínas do icônico Anfiteatro Romano de Pompéia, e apresenta versões ao vivo de "Echoes", "A Saucerful of Secrets" e "One of These Days".
Pink Floyd - Mais Novidades
A performance também ganhará novos formatos físicos, incluindo a primeira vez que o registro é disponibilizado de forma completa em vinil. O lançamento, também em CD/Blu-ray/DVD/Áudio Digital e Dolby Atmos, acontece a partir de 2 de maio. Em material promocional, Steven Wilson declarou:
"Desde que meu pai fez uma lavagem cerebral em mim quando eu era criança, tocando The Dark Side of The Moon repetidamente, o Pink Floyd é minha banda favorita. Eles são meus Beatles, profundamente arraigados no meu DNA musical. Vi Pompeii pela primeira vez em uma impressão granulada em um cinema local. Causou uma impressão incrível em mim com sua música rock exploratória e sem amarras feita por quatro músicos que pareciam sintetizar a noção de intelectual descolado. Foi uma honra remixar a trilha sonora para acompanhar a incrível restauração do filme por Lana Topham, que parece que poderia ter sido filmado ontem."
A nova versão foi restaurada manualmente, quadro a quadro, a partir do negativo original de 35 mm cortado - que foi descoberto em cinco latas com rótulos duvidosos nos arquivos por Lana Topham, Diretora de Restauração do Pink Floyd. O filme foi digitalizado em 4K usando técnicas avançadas para garantir os detalhes mais finos e nítidos. A própria explicou:
"Desde 1994, tenho procurado as fugazes sequências cinematográficas do ‘Pink Floyd At Pompeii’, então a recente descoberta do negativo original de 35 mm de 1972 foi um momento muito especial. A versão recentemente restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da performance com os segmentos adicionais do documentário do Abbey Road Studios filmados logo depois."
A performance de "Echoes Part 1" pode ser conferida abaixo.
O produto original havia recebido relançamento em DVD no ano de 2002, com o "Director’s Cut" combinando filmagens da época e registros que eram então recentes da área onde as gravações ocorreram. A versão ganhou disco de platina dupla nos Estados Unidos e platina tripla no Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame


Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Os 10 melhores álbuns do rock de todos os tempos, segundo o RYM
O guitarrista que o Pink Floyd queria ao invés de David Gilmour


