Ao vivo do Pink Floyd ganhará relançamento com áudio e vídeo restaurados
Por João Renato Alves
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Original de 1972, o filme "Live at Pompeii", do Pink Floyd, ganhará nova exibição nos cinemas dia 24 de abril. "Pink Floyd At Pompeii – MCMLXXII" foi remasterizado digitalmente em 4K a partir da filmagem original de 35 mm, com áudio aprimorado e remixado por Steven Wilson.
A obra apresenta a banda antes de seu estouro comercial mundial com "The Dark Side Of The Moon", capturando-os contra o pano de fundo das ruínas do icônico Anfiteatro Romano de Pompéia, e apresenta versões ao vivo de "Echoes", "A Saucerful of Secrets" e "One of These Days".
Pink Floyd - Mais Novidades
A performance também ganhará novos formatos físicos, incluindo a primeira vez que o registro é disponibilizado de forma completa em vinil. O lançamento, também em CD/Blu-ray/DVD/Áudio Digital e Dolby Atmos, acontece a partir de 2 de maio. Em material promocional, Steven Wilson declarou:
"Desde que meu pai fez uma lavagem cerebral em mim quando eu era criança, tocando The Dark Side of The Moon repetidamente, o Pink Floyd é minha banda favorita. Eles são meus Beatles, profundamente arraigados no meu DNA musical. Vi Pompeii pela primeira vez em uma impressão granulada em um cinema local. Causou uma impressão incrível em mim com sua música rock exploratória e sem amarras feita por quatro músicos que pareciam sintetizar a noção de intelectual descolado. Foi uma honra remixar a trilha sonora para acompanhar a incrível restauração do filme por Lana Topham, que parece que poderia ter sido filmado ontem."
A nova versão foi restaurada manualmente, quadro a quadro, a partir do negativo original de 35 mm cortado - que foi descoberto em cinco latas com rótulos duvidosos nos arquivos por Lana Topham, Diretora de Restauração do Pink Floyd. O filme foi digitalizado em 4K usando técnicas avançadas para garantir os detalhes mais finos e nítidos. A própria explicou:
"Desde 1994, tenho procurado as fugazes sequências cinematográficas do ‘Pink Floyd At Pompeii’, então a recente descoberta do negativo original de 35 mm de 1972 foi um momento muito especial. A versão recentemente restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da performance com os segmentos adicionais do documentário do Abbey Road Studios filmados logo depois."
A performance de "Echoes Part 1" pode ser conferida abaixo.
O produto original havia recebido relançamento em DVD no ano de 2002, com o "Director’s Cut" combinando filmagens da época e registros que eram então recentes da área onde as gravações ocorreram. A versão ganhou disco de platina dupla nos Estados Unidos e platina tripla no Reino Unido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O que aconteceu nas últimas 48 horas de vida de Freddie Mercury
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
Deep Purple nem lançou o novo disco e já está pensando no próximo
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
O show nojento que Lemmy lembrou como um dos piores do Motörhead
As cinco bandas de rock progressivo que só têm um álbum bom, segundo a Loudwire
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal


Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O álbum que David Gilmour indica para quem quer começar a ouvir Pink Floyd
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A música que abre um álbum do Pink Floyd e David Gilmour acredita que define a banda
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
A opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, o guitarrista original do Pink Floyd
David Gilmour: cinco guitarristas que ele copiou para criar seu estilo de tocar


