O maior álbum do Rush de todos os tempos, segundo Alex Lifeson
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Alex Lifeson, eterno guitarrista do Rush, declarou que "Moving Pictures" (1981) é "de longe o melhor disco" que a banda já fez. Em entrevista ao Make Weird Music (via Ultimate Guitar), ele se recordou da experiência positiva de gravar o álbum e a evolução do som do grupo naquela época.
Rush - Mais Novidades
"’Moving Pictures’ foi de longe o maior disco que fizemos. Tivemos um ótimo momento ao criá-lo, estávamos em um espaço muito bom, escrevendo perto de Toronto, em casa", disse Lifeson. "Quando fomos para o estúdio, tudo simplesmente se encaixou. A gravação foi muito divertida e, em sua maioria, tranquila. Isso não acontece com frequência."
O álbum, que inclui clássicos como "Tom Sawyer", "Limelight", "YYZ" e "Red Barchetta", consolidou o Rush no cenário do rock progressivo. Lifeson também mencionou a faixa "Vital Signs", que trouxe novas influências ao som da banda. "Neil [Peart] estava experimentando uma abordagem mais voltada para o ska, um reggae moderno. Ele também estava testando baterias eletrônicas na época, então foi um período de exploração musical", explicou.
Além de falar sobre "Moving Pictures", Lifeson relembrou Jeff Jones, primeiro vocalista e baixista do Rush, que permaneceu na banda por apenas três semanas, em 1968. Jones tocou um único show antes de abandonar o segundo para ir a uma festa, sendo rapidamente substituído por Geddy Lee.
"Eu não via Jeff há quatro anos, mas em 2016 tocamos juntos em um evento no clube de golfe onde sou membro", contou Lifeson. "Ele tocou por anos com Tom Cochrane, do Red Rider, e naquele dia fizemos algumas músicas do Rush, algumas do Tom. Foi uma das experiências de palco mais divertidas da minha vida."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Barão Vermelho anuncia turnê de reunião com formação clássica, incluindo Frejat


Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"


