O teste frustrante que Marty Friedman fez para banda de Ozzy Osbourne
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de fevereiro de 2025
Ozzy Osbourne sempre recrutou ótimos guitarristas para a banda batizada com seu nome artístico. Nomes como Randy Rhoads, Jake E. Lee e Zakk Wylde passaram pelo grupo do lendário cantor inglês. A seleta lista também poderia contar com o nome do talentoso Marty Friedman.
Megadeth - Mais Novidades
Integrante da formação clássica do Megadeth, Marty Friedman também atua como artista solo e fez parte do Cacophony, ao lado de Jason Becker. O guitarrista chegou a fazer um teste para entrar na banda de Ozzy, mas a tentativa não deu certo, como ele relata em trecho de seu livro "Dreaming Japanese" (via Guitar World).

De acordo com Marty, o teste rolou em 1987, depois que Jake E. Lee deixou a banda. Sharon Osbourne (esposa e empresária de Ozzy) entrou em contato com o guitarrista, que estava confiante.
"Por melhores que sejam, as músicas do Ozzy e do Black Sabbath são muito mais fáceis de tocar do que qualquer outra do Cacophony. Não tive problemas para aprendê-las e depois treinei demais até ficar tão confiante que poderia ter tocado as músicas com fluidez no meio de um terremoto."
Como é possível conferir pelo relato de Marty, ele estava entusiasmado. O mesmo não pode ser dito a respeito do baixista Phil Soussan e do baterista Randy Castillo, que o acompanharam na audição.
"Eu estava ansioso para me conectar e mostrar ao Ozzy minhas habilidades, mas quando cheguei ao estúdio, nem Ozzy nem Sharon estavam por perto. Apenas o baixista Phil Soussan e o baterista Randy Castillo estavam lá, o que me deixou um pouco chateado (...).

Toquei quatro ou cinco músicas com eles e não perdi nenhuma nota. A vibração musical era ótima, natural e descontraída, e o som era totalmente de primeira. E, embora Phil e Randy tenham sido educados e agradáveis, parecia que eles preferiam estar sentados em uma sala de espera de um proctologista a fazer um teste comigo."
Zakk Wylde foi o eleito para ocupar o cargo de guitarrista da banda de Ozzy. Friedman, que ficou a ver navios, concordou com a escolha.
"Quando voltei para São Francisco, esperei ansiosamente por uma resposta da equipe do Ozzy. Eles nunca ligaram. Alguns anos depois, fiquei sabendo que Zakk Wylde conseguiu o trabalho. Ele era a escolha perfeita, um músico muito habilidoso, que provavelmente se encaixava melhor com os caras do que eu."

No fim das contas, Marty seguiu seu caminho. Alguns anos após o teste para a banda de Ozzy, ele se juntou ao Megadeth. E outra história, dessa vez com final (quase) feliz, começou a ser escrita.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps