O teste frustrante que Marty Friedman fez para banda de Ozzy Osbourne
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de fevereiro de 2025
Ozzy Osbourne sempre recrutou ótimos guitarristas para a banda batizada com seu nome artístico. Nomes como Randy Rhoads, Jake E. Lee e Zakk Wylde passaram pelo grupo do lendário cantor inglês. A seleta lista também poderia contar com o nome do talentoso Marty Friedman.
Megadeth - Mais Novidades
Integrante da formação clássica do Megadeth, Marty Friedman também atua como artista solo e fez parte do Cacophony, ao lado de Jason Becker. O guitarrista chegou a fazer um teste para entrar na banda de Ozzy, mas a tentativa não deu certo, como ele relata em trecho de seu livro "Dreaming Japanese" (via Guitar World).
De acordo com Marty, o teste rolou em 1987, depois que Jake E. Lee deixou a banda. Sharon Osbourne (esposa e empresária de Ozzy) entrou em contato com o guitarrista, que estava confiante.
"Por melhores que sejam, as músicas do Ozzy e do Black Sabbath são muito mais fáceis de tocar do que qualquer outra do Cacophony. Não tive problemas para aprendê-las e depois treinei demais até ficar tão confiante que poderia ter tocado as músicas com fluidez no meio de um terremoto."
Como é possível conferir pelo relato de Marty, ele estava entusiasmado. O mesmo não pode ser dito a respeito do baixista Phil Soussan e do baterista Randy Castillo, que o acompanharam na audição.
"Eu estava ansioso para me conectar e mostrar ao Ozzy minhas habilidades, mas quando cheguei ao estúdio, nem Ozzy nem Sharon estavam por perto. Apenas o baixista Phil Soussan e o baterista Randy Castillo estavam lá, o que me deixou um pouco chateado (...).
Toquei quatro ou cinco músicas com eles e não perdi nenhuma nota. A vibração musical era ótima, natural e descontraída, e o som era totalmente de primeira. E, embora Phil e Randy tenham sido educados e agradáveis, parecia que eles preferiam estar sentados em uma sala de espera de um proctologista a fazer um teste comigo."
Zakk Wylde foi o eleito para ocupar o cargo de guitarrista da banda de Ozzy. Friedman, que ficou a ver navios, concordou com a escolha.
"Quando voltei para São Francisco, esperei ansiosamente por uma resposta da equipe do Ozzy. Eles nunca ligaram. Alguns anos depois, fiquei sabendo que Zakk Wylde conseguiu o trabalho. Ele era a escolha perfeita, um músico muito habilidoso, que provavelmente se encaixava melhor com os caras do que eu."
No fim das contas, Marty seguiu seu caminho. Alguns anos após o teste para a banda de Ozzy, ele se juntou ao Megadeth. E outra história, dessa vez com final (quase) feliz, começou a ser escrita.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Judas Priest lançará reedição celebrando 50 anos de "Sad Wings of Destiny"
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Silenoz explica significado do próximo disco do Dimmu Borgir
Max Cavalera não foi contactado sobre reunião com Sepultura, afirma Gloria
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"


10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A melhor música de "Peace Sells… But Who's Buying?", do Megadeth, segundo o Loudwire
Dave Mustaine homenageia o ator Chuck Norris, falecido nesta sexta-feira
"In My Darkest Hour", novo livro de Dave Mustaine, será lançado em setembro
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O dia que Regis Tadeu desligou na cara de Dave Mustaine após grosseria do guitarrista
O álbum que fez Dave Mustaine perder interesse no Led Zeppelin: "Não estão tocando bem"


