A linda música do Alice In Chains sobre Layne Staley que conta com participação de Elton John
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2025
Formado nos anos 1980, o Alice In Chains surgiu no início da década seguinte com dois álbuns magníficos, "Facelift" (1990) e "Dirt" (1992). Pioneiro do Grunge, o grupo americano se tornou um nome conhecido mundo afora e emplacou músicas que se tornaram hits, como "Man in the Box", "We Die Young", "Would?", "Down in a Hole", "Rooster" e "Nutshell".
Alice In Chains - Mais Novidades
Uma das características mais marcantes dos primeiros trabalhos do Alice In Chains é a voz de Layne Staley. O vocalista, que integrou a banda por cerca de uma década, era talentoso, no entanto, enfrentava problemas causados pelo seu vício em drogas. No fim das contas, o cantor e compositor morreu de overdose no dia 5 de abril de 2002, curiosamente, exatos oito anos depois da morte de Kurt Cobain (líder do Nirvana).

O Alice In Chains passou alguns anos inativo após a morte de Layne. A banda retomou as atividades em 2005, e lançou seu primeiro disco pós-retorno, intitulado "Black Gives Way to Blue", em 2009.
Escrita pelo guitarrista/vocalista Jerry Cantrell, a faixa-título de "Black Gives Way to Blue" é uma obra tocante e triste, cuja letra tem a ver com a morte de Layne. Jerry Cantrell falou sobre essa música durante entrevista concedida a James Hetfield e Lars Ulrich (respectivamente, vocalista/guitarrista e baterista do Metallica) em 2009. Ele explicou (via Blabbermouth):
"É uma música muito intensa e de coração aberto por causa de Layne e da experiência pela qual todos nós passamos. É sobre enfrentar todas as coisas boas e ruins e seguir em frente juntos. A música fala sobre [o fato de que] as coisas estavam muito obscuras para nós. É bem literal, e as coisas estão começando a ficar um pouco mais claras."
"Black Gives Way to Blue" conta com a participação especial de Elton John, que toca piano e faz vocais de apoio. Na mesma entrevista, Jerry elogiou o lendário cantor/pianista inglês.
"Foi uma coisa muito pesada para mim, porque toda a minha jornada começa com ele. Ele foi o primeiro cara que eu realmente gostei. Depois comecei a descobrir bandas de guitarra como AC/DC, Kiss e todo tipo de outras coisas. Mas Elton foi a primeira coisa que acendeu a luz para mim. Então, ter esse círculo completo para todos nós - pelo que todos nós passamos - e por quem essa música se refere, é algo muito pesado. É um dos poucos momentos na vida em que o universo realmente se alinha e lhe diz que você está fazendo a coisa certa."
Quarto disco de estúdio do Alice In Chains, "Black Gives Way to Blue" marca a estreia do vocalista William DuVall. "Check My Brain" e "Your Decision" são os outros destaques do álbum.
Histórias de Músicas - Alice In Chains
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
O clássico dos anos 1990 inspirado em censura e consumo de carne animal
A situação assustadora que originou um dos grandes clássicos do Alice in Chains
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
A briga que deu origem a um dos riffs mais icônicos do Alice in Chains
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Como o Alice in Chains foi parar em turnê de titãs do thrash metal


