A banda de rock que Ciro Bottini integrou nos anos 1980: "Eu queria imitar o Paul Stanley"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de fevereiro de 2025
Ciro Bottini ficou conhecido pelo carisma nos canais de vendas da TV brasileira. A voz inconfundível e os bordões como "Compre, compre, compre!" marcaram gerações. Mas, antes de se tornar o maior vendedor do Shoptime, ele esteve em um palco bem diferente: o do rock.

Nos anos 1980, Bottini foi vocalista e guitarrista da banda de glam rock Proteus. O grupo surgiu por volta de 1986, em São Paulo, e apostava no estilo visual e musical inspirado em bandas como Kiss. "Nos anos 80, tive uma banda chamada Proteus. Era uma coisa meio Kiss, com um visual colorido, todo poser. Queria imitar o Paul Stanley, usava batom… Puta mico! (risos). Mas era divertido e a mulherada se ligava", contou em entrevista ao site Super Metal Brothers.
Proteus tinha uma presença de palco marcante e se destacava pela técnica apurada. Ao contrário de muitas bandas do glam rock que priorizavam apenas o visual, o grupo sabia tocar bem. Eles também se divertiam provocando os fãs de metal mais conservadores. Enquanto bandas como Centúrias criticavam os "posers", o Proteus abraçava o rótulo e se autodenominava Big Poser, em tom de ironia.
Em 1988, a banda chegou a tocar no programa Verão Vivo, da TV Bandeirantes, gravado no Guarujá. A carreira musical, no entanto, não durou muito. Após o fim do Proteus, Bottini se tornou locutor da extinta Rádio 97 FM, especializada em rock, e depois migrou para a Rede Transamérica. Foi ali que iniciou sua trajetória de sucesso na comunicação, que o levou à TV e ao posto de vendedor mais famoso do Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


A banda de rock que Ciro Bottini integrou nos anos 1980: "Eu queria imitar o Paul Stanley"


