Morte de Paul O'Neill impediu retorno definitivo do Savatage, diz Jon Oliva
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de fevereiro de 2025
A morte do produtor e compositor Paul O’Neill, em 2017, impediu o retorno definitivo do Savatage após a apresentação histórica da banda no festival Wacken Open Air, em 2015. A afirmação é do vocalista e tecladista Jon Oliva, único membro fundador vivo do grupo, em entrevista ao jornalista Igor Miranda.
Savatage - Mais Novidades
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
"Quando Criss [Oliva, guitarrista e irmão de Jon] faleceu [em 1993], isso simplesmente interrompeu qualquer progresso. Pensávamos no que iríamos fazer", disse Oliva, em entrevista coletiva realizada por Zoom. "Quando Paul faleceu, não consegui lidar com tudo isso na época. Estávamos no embalo e simplesmente saímos de cena. Coisas estranhas acontecem quando você perde alguém tão próximo. Foi um período muito difícil, assim como quando Criss faleceu."
Agora, o Savatage está de volta aos palcos. A banda inicia em abril uma turnê pela América do Sul, passando pelo Brasil, e segue para a Europa em junho. O primeiro show será no festival Monsters of Rock, no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 19 de abril. Além disso, especula-se uma apresentação solo da banda no Espaço Unimed, na mesma cidade, dois dias depois.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Por questões de saúde, Jon Oliva não participará dos shows. Ele sofreu, em 2023, uma fratura em três regiões da vértebra T7 e foi diagnosticado com esclerose múltipla e doença de Ménière, distúrbio que afeta o equilíbrio. Com dificuldades de locomoção e sem conseguir cantar devido às dores, ele afirmou que sua presença na turnê é inviável no momento.
Mesmo fora do palco, Oliva segue envolvido no projeto e trabalha na escolha do tecladista que completará a formação. "Ainda estamos fazendo testes. Estou sendo muito criterioso nessa escolha. Tenho uma lista de caras e todos eles são muito bons, mas preciso avaliar em um ensaio junto da banda para ver quem se encaixa melhor", explicou. "São, em maioria, caras de fora, não são do Trans-Siberian Orchestra."
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Segundo Jon Oliva, a decisão de começar a turnê no Brasil foi tomada há anos. "Me diverti muito no Brasil [em turnês realizadas em 1998 e 2001]. Antes de me machucar, eu falava: ‘se vamos fazer isso, vamos começar pelo Brasil’. Falava disso dois anos atrás", revelou.
Brincalhão, o músico ironizou o motivo da escolha. "Bem, vocês nos ofereceram mais dinheiro. [Risos] Estou brincando. Quando decidimos fazer isso, acho que nosso escritório contatou o Monsters of Rock, ou eles nos contataram. Essa parte não é comigo. Meu trabalho é a música e definir que isso será um show matador. Mas fico feliz por começarmos no Brasil — apesar da questão de dinheiro. [Risos]"
A formação do Savatage para a turnê contará com Zak Stevens (voz), Johnny Lee Middleton (baixo), Chris Caffery (guitarra), Al Pitrelli (guitarra) e Jeff Plate (bateria). Oliva, por sua vez, seguirá acompanhando os ensaios e definindo os rumos da banda nos bastidores. "Não estaria aqui agora falando com vocês se não estivesse", concluiu.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps