"Parasomnia" foi lançado um ano depois que Dream Theater se reuniu para compor material inédito
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de fevereiro de 2025
Foi divulgado nesta sexta-feira (7 de fevereiro) "Parasomnia", décimo sexto disco de estúdio da banda norte-americana de Prog Metal Dream Theater. O álbum marca o retorno do baterista, compositor e membro fundador Mike Portnoy, que deixou o grupo em setembro de 2010 e retornou em outubro de 2023.
Dream Theater - Mais Novidades
Curiosamente, "Parasomnia" foi lançado exatamente um ano depois que o Dream Theater se reuniu para escrever material inédito. Portnoy contou a história em seu perfil do Facebook. Confira abaixo a postagem feita pelo talentoso batera.
"Há exatamente um ano, 7 de fevereiro de 2024, nós cinco estivemos juntos na mesma sala pela primeira vez em mais de uma década... e passamos a maior parte do ano criando nosso primeiro álbum juntos em 15 anos. Hoje, podemos finalmente compartilhá-lo com todos vocês.
Não poderíamos estar mais orgulhosos ou mais empolgados com o que criamos. Ficamos muito inspirados por estarmos juntos novamente e sentimos que realmente estivemos à altura da ocasião para criar algo especial.
‘Parasomnia’ representa tudo o que é o Dream Theater clássico... misturando sabores do passado com visões do futuro...
Esperamos que você aproveite essa experiência sônica. É melhor aproveitá-la em seu ambiente de audição ideal (de preferência, do início ao fim, como se estivesse assistindo a um filme). Mas, seja como for, esperamos que você goste de ouvi-lo tanto quanto nós gostamos de criá-lo."
O novo trabalho do Dream Theater tem como tema central os distúrbios do sono. O guitarrista John Petrucci explicou o conceito da obra durante participação no programa Coffee With Ola (via Blabbermouth), apresentado por Ola Englund.
"Sem dar muitas pistas, porque sempre gostamos de manter o mistério, mas acho que isso já foi dito antes, o álbum se chama 'Parasomnia' e, para as pessoas que não sabem o que é isso, engloba uma ampla gama de distúrbios do sono, que podem variar de roncos a coisas mais assustadoras, como sonambulismo e terrores noturnos, falsos despertares e coisas desse tipo que são realmente muito assustadoras para as pessoas com quem isso acontece.
Assim, da mesma forma que 'Six Degrees of Inner Turbulence' [2002] tinha um tema lírico em que havia diferentes estudos de caso relacionados a desafios de doenças mentais e coisas do gênero, 'Parasomnia' é uma espécie de versão dos distúrbios do sono, mas em um disco inteiro."
Sucessor de "A View from the Top of the World" (2021), "Parasomnia" tem 8 faixas e cerca de 72 minutos de duração. O álbum foi disponibilizado nas plataformas digitais e pode ser ouvido via Spotify no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps