Morre, aos 81 anos de idade, Mike Ratledge, tecladista e fundador do Soft Machine
Por Bruce William
Postado em 06 de fevereiro de 2025
Mike Ratledge, tecladista e membro fundador do Soft Machine, morreu aos 81 anos após uma breve doença. A notícia foi confirmada por John Etheridge, guitarrista da atual formação da banda e ex-colega de Ratledge.
Em uma publicação no Facebook, Etheridge escreveu: "Notícia incrivelmente triste: meu grande amigo e lenda do Soft Machine faleceu há duas horas, após uma breve doença. Mike foi a espinha dorsal do Soft Machine nos primeiros anos e um homem de mente absolutamente incisiva – um compositor e tecladista maravilhoso. Um verdadeiro renascentista, tão talentoso, culto, charmoso – e um companheiro incrível. Nos encontrávamos a cada poucas semanas há mais de 40 anos - um privilégio para mim. Que perda para todos nós, suas irmãs e sua maravilhosa namorada Elena, que estava com ele no fim."
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
![](https://whiplash.org/imagens-n/capas_22/1738884103_287985605415906.jpg)
Conforme relata a Prog, Ratledge foi uma peça-chave na sonoridade do Soft Machine, banda que ajudou a fundar em meados dos anos 60. Seu visual marcante, com cabelos longos, bigode e óculos escuros, o tornava um dos membros mais reconhecíveis do grupo. Ele permaneceu na banda desde o álbum de estreia, lançado em 1968, até "Softs" (1976). Além de seu talento como tecladista, também se destacou como compositor, contribuindo para a identidade do som progressivo e experimental da banda.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Nascido em Maidstone, Kent, em 6 de maio de 1943, Ratledge foi criado em um ambiente onde apenas música clássica era permitida, por imposição de seu pai, diretor de escola. Durante seus anos na Simon Langton Grammar School for Boys, em Canterbury, entrou em contato com futuros nomes do movimento progressivo, como Robert Wyatt e os irmãos Brian e Hugh Hopper. Em 1961, conheceu o poeta e músico Daevid Allen, que o introduziu ao jazz. A partir daí, Ratledge se envolveu com a cena musical de Canterbury, tocando com Allen no Daevid Allen Trio e, mais tarde, ajudando a moldar o Soft Machine, uma das bandas mais influentes do rock progressivo.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps