Por que Rafael Bittencourt e Amplifica encerraram parceria com Flow? Ibagenscast opina
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2025
O fim da parceria entre o Amplifica e os estúdios Flow pegou muitos fãs de surpresa. O anúncio foi feito por Rafael Bittencourt, fundador do canal e guitarrista do Angra, que garantiu que o projeto seguirá em uma nova fase, com um estúdio próprio e maior independência.
Angra - Mais Novidades
"Fim de um ciclo, início de outro. O Amplifica está encerrando sua parceria com os estúdios Flow. Foram momentos incríveis, cheios de aprendizados, trocas e histórias. Foram mais de 80 horas de entrevistas. Vocês têm ideia do quanto isso representa? Obrigado a todos que ajudaram a transformar o cara do Angra também no cara do Amplifica. O canal segue em casa nova e perseguindo a ideia de ser ainda mais diverso."
Diante da novidade, Manoel Santos, do canal Ibagenscast, fez uma análise sobre os possíveis motivos da saída e o que pode estar por trás da decisão. Para ele, a mudança pode estar ligada ao crescimento do canal e à necessidade de expansão.
"Notícia pegou uma galera de surpresa. Teve gente achando que o Amplifica ia acabar, mas é bem claro que não vai acabar. Ele só vai continuar em outro estúdio. E por que será que o Amplifica saiu dos estúdios Flow? O que esperar do Amplifica pro futuro? Lembrando que aqui eu só vou dar a minha opinião, tá, gente? É puro, puro achismo."
O apresentador sugeriu que a saída pode estar relacionada ao desejo de Rafael Bittencourt de dar um novo passo e tornar o Amplifica a grande prioridade durante o hiato do Angra. "Eu sou mega fã do Rafael Bittencourt, sou fã do Amplifica, e tenho certeza de que o público aqui do Ibagenscast acompanha o Amplifica. E eu acho que o Rafa, por ser um cara super criativo, sempre com ideias novas, está aproveitando esse momento para expandir o projeto. Acredito que esse comunicado indica que o Amplifica vai ser a grande prioridade dele durante esse ato do Angra. E para isso, ele vai precisar de mais espaço."
Além disso, Manuel levantou a hipótese de que a saída pode estar ligada a questões financeiras, mencionando o caso do PodPah, que deixou o Flow por conta do alto percentual cobrado pela produtora.
"Vocês lembram do PodPah, né? O PodPah, inicialmente, era para ser um dos podcasts debaixo do guarda-chuva do Flow, só que eles decidiram seguir de forma independente. E por que isso? Porque, segundo os caras do PodPah, o Flow cobrava, acho que, 25 ou 30% de tudo que eles lucrassem. Será que é o caso aqui com o Amplifica? Não estou dizendo que é, mas será?"
Ele destacou que o Amplifica já tem uma base consolidada e pode caminhar sozinho. "O Amplifica hoje tem quantos mil seguidores? 200 mil? 260 mil? Deixa eu dar uma pesquisada... Canal Amplifica... Sim, 260 mil seguidores. Então eu acho que talvez o Rafael tenha parado, pensado e chegado à conclusão de que agora o Amplifica já é autossuficiente. Já pode seguir com as próprias pernas e, por isso, ele tá dando esse passo."
Por fim, Manuel comentou sobre as expectativas para o futuro do canal, destacando que o novo momento pode trazer novidades e projetos inéditos. "Será que vai ser um canal independente, todo ele custeado pelo próprio Rafael? Será que ele vai ter um novo parceiro? Quero saber o que vocês acham, porque eu espero que o Amplifica continue crescendo e dando espaço para artistas de várias vertentes, principalmente do metal, porque essa é a origem do Rafael. O Amplifica é um canal importante pro mercado musical."
Confira o vídeo na íntegra abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Alchemia - morre o tecladista Wally D'Alessandro
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
A banda que mistura Black Sabbath com afrobeat que não sai do ouvido de André Barcinski
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Kiko Loureiro comenta a diferença entre tocar no Angra e no Megadeth


