Por que foi mais legal tocar com Dio do que com Ozzy, segundo baixista Rudy Sarzo
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2025
O baixista Rudy Sarzo, que teve a oportunidade de tocar com os dois vocalistas mais icônicos do Black Sabbath – Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio –, relembrou suas experiências ao lado de ambos. Em entrevista a Matt Pinfield, da 955KLOS (via Ultimate Guitar), Sarzo explicou as diferenças entre os dois artistas e exaltou o talento de Dio.
"Quando comecei a tocar com Ronnie em 2004, já estava na estrada há uns 23 anos", disse Sarzo. "Comecei com Ozzy em 1981, então pensei: 'Ok, já experimentei de tudo'. Mas não. Trabalhar com Ronnie foi um nível completamente diferente de integridade musical, bondade e originalidade. Ele sempre soava como Ronnie. Era como tocar com um original americano."
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Apesar dos elogios a Dio, Sarzo também comentou sobre sua passagem pela banda de Ozzy Osbourne, onde tocou de 1981 a 1982. Segundo o baixista, foram experiências distintas. "A principal diferença entre tocar com Ozzy e tocar com Dio era que, com Ozzy, eu estava tocando as músicas do Black Sabbath, que são muito icônicas. Claro, também havia as músicas do álbum ‘Blizzard of Ozz’, que são incríveis. Mas tocar com Dio era diferente porque ele tinha um repertório que abrangia Rainbow, Black Sabbath e sua carreira solo. Ele sempre quis evoluir musicalmente."
Sarzo também relembrou os últimos momentos ao lado de Dio. A última vez que tocaram juntos foi em 16 de novembro de 2009, um dia antes do cantor procurar atendimento médico emergencial. "Estávamos ensaiando para a turnê anual de Natal pela Inglaterra e Escandinávia. Ele cantava de forma maravilhosa", afirmou.
Na época, Dio também estava com o Heaven and Hell, o que levou sua banda solo a explorar mais o repertório do Rainbow. "Fomos mais fundo no catálogo do Rainbow, ensaiando músicas que ele não cantava desde que saiu da banda."
Ronnie James Dio faleceu em 16 de maio de 2010, aos 67 anos, vítima de câncer no estômago. Seu legado continua vivo, sendo lembrado como um dos maiores vocalistas da história do heavy metal.
Ruzy Sarzo, Ozzy e Dio
Rudy Sarzo teve a rara oportunidade de tocar com Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, dois dos maiores vocalistas da história do heavy metal. Sua passagem por cada banda marcou momentos distintos de sua carreira.
Sarzo foi recrutado para a banda de Ozzy em 1981, por recomendação do guitarrista Randy Rhoads. Embora seu nome apareça nos créditos do álbum "Diary of a Madman" (1981), o baixista Bob Daisley foi quem gravou as linhas de baixo. No entanto, Sarzo pode ser ouvido nos discos ao vivo "Speak of the Devil" e "Tribute".
Após diversas passagens pelo Quiet Riot e uma breve turnê com Yngwie Malmsteen em 2004, Sarzo se juntou à banda de Ronnie James Dio no mesmo ano. Ele permaneceu no grupo até 2009, período em que participou do álbum ao vivo "Holy Diver – Live" (2006).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps