A respeitosa opinião de Lars Ulrich, do Metallica, sobre o Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de março de 2025
Poucos nomes na gloriosa história da música pesada são tão influentes quanto o Iron Maiden. Fundado pelo icônico baixista inglês Steve Harris em dezembro de 1975, o sexteto (outrora um quinteto) foi, é e sempre será uma grande referência para bandas de heavy metal.
O catálogo do Iron Maiden apresenta trabalhos que são clássicos absolutos do metal, caso do estupendo "The Number of the Beast". Lançado em março de 1982, o álbum é o primeiro registro da banda inglesa gravado pelo talentoso vocalista Bruce Dickinson, escolhido como substituto de Paul Di'Anno.


Cultuado até hoje pelos fãs do Iron Maiden, "The Number of the Beast" faz parte da lista de discos de heavy metal preferidos de Lars Ulrich, como aponta matéria publicada no site da Rolling Stone. Na reportagem em questão, o baterista do Metallica fez comentários interessantes sobre o álbum citado.

"Para mim, esse é o Iron Maiden literalmente em seu auge. Tem as melhores músicas, a melhor produção. Foi produzido por Martin Birch, que fez muitos dos antigos discos do Deep Purple e muito do Rainbow. Foi exatamente onde eles atingiram o auge. ‘The Number of the Beast’ é provavelmente o melhor single que eles já lançaram. Obviamente, há o single mais comercial, ‘Run to the Hills’, que se tornou um grande sucesso. Há a faixa super profunda, ‘Hallowed Be Thy Name’, que é um daqueles épicos do metal, junto com ‘Beyond the Realms of Death’, do Judas Priest, e ‘Child in Time’, do Deep Purple, que são quase um modelo para músicas como ‘Fade to Black’, ‘One’ e ‘Welcome Home (Sanitarium)’, do Metallica."

Adiante, Lars elogiou o Iron Maiden. Para o baterista, o grupo capitaneado por Steve Harris era "mais legal" do que outras bandas.
"Sempre fui muito aberto sobre como o Iron Maiden inspirou o Metallica. Sempre os citamos como uma das principais influências. Eles eram simplesmente mais legais do que as outras bandas. Tinham capas de discos mais legais, embalagens mais legais, livros de turnê mais legais, camisetas mais legais, produção de palco mais legal.
Eles sempre pareciam ir além. Tinham equipamentos de iluminação mais legais. Eles eram a banda mais amigável com os fãs. Lembro que meu amigo recebeu um cartão de Natal do Iron Maiden e, tipo, o Eddie estava em um cartão de Natal. Eles tinham essa coisa de imagem que era muito louca e muito legal, eram muito mais amigáveis com os fãs e mais completos do que qualquer uma das outras bandas."

O Metallica já homenageou o Iron Maiden com um cover. A banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich gravou uma versão de "Remember Tomorrow", faixa presente no primeiro disco da Donzela de Ferro. A releitura pode ser conferida no Youtube.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps