Bruce Dickinson: a ousada resposta dele ao ser chamado para o Iron Maiden em 1981
Por Igor Miranda
Postado em 04 de outubro de 2021
Em 1981, o Iron Maiden passou por uma mudança profunda em sua formação: o vocalista Paul Di'Anno, que gravou os dois primeiros álbuns da banda, foi dispensado para dar lugar a Bruce Dickinson. Na época, Dickinson era cantor do Samson e adotava o nome artístico Bruce Bruce.
Ainda que não fosse um vocalista tão conhecido, Bruce, que acabou permanecendo na banda desde então - apesar da ausência entre 1993 e 1999 -, sabia de seu potencial. Por isso, sua reação ao ser convidado para entrar no Maiden foi um tanto ousada.
A história é contada na edição 293 da revista Classic Rock, que traz uma entrevista com integrantes da banda. O texto aponta que a primeira abordagem a Dickinson foi realizada no dia 29 de agosto de 1981, pelo empresário do grupo, Rod Smallwood.
O manager havia assistido a um show do Samson no festival Reading Rocks, na Inglaterra. Na ocasião, Bruce Dickinson havia encantado o público do evento, que aguardava ansiosamente pelo Rose Tattoo.
Convencido de que aquele deveria ser o novo vocalista do Iron Maiden, Rod Smallwood foi ao camarim do Samson para conversar com Bruce. Acabou o convidando para ir a um lugar mais reservado, para evitar especulações. Seguiram, então, para o hotel Holiday Inn de Reading.
A resposta ousada ao convite
Já no quarto de hotel, Bruce Dickinson foi convidado por Rod Smallwood a fazer um teste para o Iron Maiden. Na época, Paul Di'Anno sequer sabia que seria demitido, mas os problemas com o cantor dos primeiros dois álbuns da banda eram cada vez maiores.
O vocalista do Samson, então, surpreendeu ao responder ao empresário: "Em primeiro lugar, você sabe que vou conseguir o trabalho - caso contrário, não me chamaria. Quando eu conseguir o trabalho - e eu vou conseguir -, você está preparado para um estilo totalmente diferentes, para as opiniões e para alguém que não será obediente? Se não quiser isso, me diga agora e eu caio fora".
A história é contada por Dickinson com tantos detalhes que ele se lembra até mesmo da reação de Smallwood. Ou melhor, da não-reação: o empresário ficou sem palavras.
Hoje, o vocalista dá risada ao se recordar da ocasião. "Achei que seria melhor entrar ali com todas as armas", declarou.
O teste
Não havia dúvidas, desde aquele momento, de que Bruce Dickinson seria o cara certo para o Iron Maiden. Rod Smallwood, então, se recompôs e aceitou o que o vocalista havia dito. Logo, foi agendado um teste - ironicamente, na mesma sala de estúdio onde ele gravou o álbum 'Shock Tactics' com o Samson, meses antes.
"Gravamos meus vocais em cima de algumas faixas ao vivo que eles haviam feito com Paul - 'Remember Tomorrow', 'Twilight Zone', 'Wrathchild' e acho que 'Prowler'. E foi isso: trabalho concluído. O UFO estava tocando no Hammersmith Odeon naquela noite, então, depois fomos ao camarim, ficamos chapados e quarenta anos depois, aqui estamos", pontuou.
A edição 293 da revista Metal Hammer pode ser adquirida por brasileiros em sua edição virtual, em inglês, no site Magazines Direct. É necessário ter cartão de crédito internacional para efetuar a compra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi


Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A pior música do melhor disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas


