O sucesso involuntário do cover de uma canção irlandesa que fez o Thin Lizzy deslanchar
Por Yuri Apolônio
Postado em 24 de março de 2025
O Thin Lizzy surge no início de 1970, como um quarteto que incluia Phil Lynott, no baixo e no vocal, Brian Downey, nas baquetas, Eric Bell, na guitarra, e Eric Wrixon, no teclado. Com essa formação, eles lançam o primeiro single, "The Farmer", que apesar da pouca repercussão, convence a Decca Records a financiar um LP do grupo. Antes disso, contudo, devido a falta de grana, o tecladista Eric Wrixon deixa o grupo, que se torna um power trio.
Thin Lizzy - Mais Novidades
Gravado em Londres, no início de 1971, e lançado no mês de abril, o autointitulado primeiro disco do Thin Lizzy falha em alcançar as paradas de sucesso, mas chama atenção de influentes apresentadores de rádio, como John Peel, que coloca eventualmente canções da banda para tocar.
O segundo álbum do grupo, "Shades of a Blue Orphanage", lançado em março de 1972, pouco faz para mudar o patamar do trio. O que faz a diferença para que banda obtenha alguma notoriedade é o faro comercial dos produtores da Decca Records. No final daquele ano, a contragosto do membros do Thin Lizzy, a gravadora lança como single uma versão descompromissada que o grupo havia gravado para "Whiskey in the Jar", uma tradicional balada irlandesa.
O sentimento de Phil Lynott e dos demais membros do grupo era de que a canção não representava exatamente a sonoridade que eles propunham como banda. Ainda assim, o single alcança o topo das paradas na Irlanda, onde permanece por cerca de quatro meses, além de figurar o top 30 no Reino Unido por quase três meses, onde chegou ao sexto lugar durante o ano de 1973. O sucesso repentino da canção resulta no convite para que o Thin Lizzy se apresente no famoso programa "Top of the Pops" pela primeira vez.
Este texto é um trecho do roteiro para o vídeo "Jailbreak (1976): a história do disco que ajudou a definir o heavy metal", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, conta a história da criação da banda até finalmente obterem algum sucesso comercial, com seu sexto álbum. Se quiser conhecer o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Novo disco do Megadeth ocupa posição intermediária em ranking da Metal Hammer
Taylor Swift se parece com Dave Mustaine em fotos de bastidores da nova canção
Metallica anuncia a "Life Burns Faster", temporada de shows no The Sphere
Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas Assassinas
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita



O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
Falecido há 40 anos, Phil Lynott estampa a edição atual da revista Classic Rock


