Pearl Jam: saiba mais sobre essa icônica banda
Por Helton Grunge
Postado em 21 de março de 2025
O Pearl Jam é uma das maiores bandas da cena de Grunge e também do Rock em geral de todos os tempos. Sendo uma das principais do Rock dos anos 90, a banda é a única das mais famosas do seguimento a ainda estar em atividade até os dias atuais sem nunca ter entrado em hiato.
A banda também é a única das grandes do segmento a ainda contar com seu vocalista vivo (Kurt Cobain do Nirvana, Layne Staley do Alice in Chains, Chris Cornell do Soundgarden e até Scott Weiland do Stone Temple Pilots nos deixaram ao longo dos anos).
Pearl Jam - Mais Novidades
Uma das características mais marcantes da banda é sua personalidade: eles defendem suas ideias e não abrem mão delas. É justamente essa atitude ousada que fez a banda arriscar sua própria carreira abrindo mão de fazer videoclipes em uma época onde a MTV era importantíssima para divulgar o trabalho musical. Depois de "Jeremy", música presente no álbum de estreia do Pearl Jam, a banda só voltou a fazer videoclipe em "Do the Evolution", faixa presente no álbum Yield (1997), seis anos e quatro álbuns depois.
Outra briga que a banda acabou "comprando" foi com a Ticketmaster, empresa responsável pela venda de ingressos de grande parte dos artistas dos EUA: a banda não concordava com a taxa de 30% que a empresa cobrava de "taxa de serviços" sobre o valor do ingresso. O Pearl Jam levou o caso para a justiça, acabou perdendo, mas trouxe à tona para outras bandas essa questão e foi precursora no assunto.
O Pearl Jam também começou a lançar seus álbuns em digipack, tendo as capas de papelão, encartes muito bem trabalhados e interessantes. Mesmo sendo um produto físico mais caro, a banda abriu mão de parte do seu lucro para fazer um produto que julgava ser mais interessante.
O canal da Rockstage no Youtube fez um vídeo bem legal falando sobre a banda. Quer conferir já? Não deixe de clicar abaixo!
Tudo começou com o Green River. Faziam parte desta banda o vocalista Mark Arm, o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard. Os dois instrumentistas queriam buscar o sucesso, "alçar voos mais altos", enquanto o vocalista queria manter-se no underground. Sendo assim, o grupo acabou se dividindo, formando-se dois grandes nomes da cena: Mark formou o Mudhoney, enquanto Jeff e Stone formaram o Mother Love Bone.
A banda Mother Love Bone contava com o vocalista Andrew Wood, um rapaz muito carismático e muito querido na cena underground. Todos que conheciam a cena apostavam muito na banda para conquistar o sucesso, uma vez que formou uma equipe de músicos muito boa, além de trazer boas músicas. Infelizmente, o sonho teve fim com a precoce morte de Andrew.
Jeff e Gossard cogitaram desistir da música, mas o guitarrista Mike McCready insistiu para que não fizessem isso e se dispôs a ajudar. Começaram a ensaiar juntos sem compromisso, apenas pelo prazer de tocar. Nesses ensaios (chamados de "jam"), criaram faixas instrumentais que acharam interessantes. Mas, o projeto ainda não contava com um baterista e nem com um vocalista.
Chamaram, então, Jack Irons, primeiro baterista do Red Hot Chili Peppers. O músico não aceitou o convite naquele momento, mas indicou um amigo de San Diego para fazer parte: era Eddie Vedder. Mandaram, então, as faixas instrumentais para Eddie; o vocalista compôs algumas letras e reenviou as fitas para Seattle. Jeff e companhia se surpreenderam com o talento de Eddie, que foi prontamente convidado a fazer parte da banda. Começava assim o Pearl Jam.
A banda lançou seu maior sucesso, o Ten (1991), logo de início. Músicas como Alive, Jeremy, Black e Even Flow tocavam sempre nas rádios e na TV. O sucesso foi enorme. Porém, a banda acabou não gostando muito de ser uma celebridade dessa forma. Os músicos se sentiram muito explorados pela mídia e pela gravadora, o que impactou diretamente na postura da banda nos demais trabalhos.
Em 1993 a banda lançou o Vs (1993). Com uma sonoridade bem mais crua, mais intensa e mais direta, os músicos deixaram de lado aqueles riffs marcantes e aquele groove presentes no trabalho de estreia e apostaram em uma sonoridade diferente. As temáticas das letras também começaram a se tornar ainda mais engajadas em pautas políticas e sociais.
A sonoridade do projeto foi mudando ao longo dos álbuns. Alguns agradaram mais, outros nem tanto. Destacam-se álbuns como Vitalogy (1994), Yield (1997) e Pearl Jam (2006). Faixas como Courdoroy, Better Man, Do The Evolution, Just Breath e Sirens (entre outras) seguiram chamando muito a atenção do público, sendo tocadas nas rádios de todo mundo e sendo importantes também no setlist da banda em seus shows.
O Pearl Jam também é famoso por suas apresentações. Os músicos sempre apostam na mescla perfeita entre grandes hits e faixas não tão conhecidas. Eles gostam de fazer shows diferentes, a ponto de tocarem em dias seguidos no mesmo lugar com repertórios bem distintos. A banda nunca se deixou levar pela pressão do público ou da gravadora, mantendo sempre sua convicção.
No ano de 2024 os músicos lançaram seu mais recente álbum, o Black Matter (2024). Trazendo uma sonoridade que lembra bastante a intensidade do Vs (1993), a banda mostrou que ainda segue na ativa lançando material relevante e sendo uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
A música do Pearl Jam que possui o tempo perfeito para ressuscitação cardiopulmonar
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
O prêmio que Eddie Vedder acha que o Pearl Jam só merece "pela metade"
Grunge: as 10 melhores músicas do movimento
Eddie Vedder: "Coloquei a minha mão na bota dela e ela chutou o ar na hora"


