Pearl Jam: saiba mais sobre essa icônica banda
Por Helton Grunge
Postado em 21 de março de 2025
O Pearl Jam é uma das maiores bandas da cena de Grunge e também do Rock em geral de todos os tempos. Sendo uma das principais do Rock dos anos 90, a banda é a única das mais famosas do seguimento a ainda estar em atividade até os dias atuais sem nunca ter entrado em hiato.
A banda também é a única das grandes do segmento a ainda contar com seu vocalista vivo (Kurt Cobain do Nirvana, Layne Staley do Alice in Chains, Chris Cornell do Soundgarden e até Scott Weiland do Stone Temple Pilots nos deixaram ao longo dos anos).
Pearl Jam - Mais Novidades
Uma das características mais marcantes da banda é sua personalidade: eles defendem suas ideias e não abrem mão delas. É justamente essa atitude ousada que fez a banda arriscar sua própria carreira abrindo mão de fazer videoclipes em uma época onde a MTV era importantíssima para divulgar o trabalho musical. Depois de "Jeremy", música presente no álbum de estreia do Pearl Jam, a banda só voltou a fazer videoclipe em "Do the Evolution", faixa presente no álbum Yield (1997), seis anos e quatro álbuns depois.
Outra briga que a banda acabou "comprando" foi com a Ticketmaster, empresa responsável pela venda de ingressos de grande parte dos artistas dos EUA: a banda não concordava com a taxa de 30% que a empresa cobrava de "taxa de serviços" sobre o valor do ingresso. O Pearl Jam levou o caso para a justiça, acabou perdendo, mas trouxe à tona para outras bandas essa questão e foi precursora no assunto.
O Pearl Jam também começou a lançar seus álbuns em digipack, tendo as capas de papelão, encartes muito bem trabalhados e interessantes. Mesmo sendo um produto físico mais caro, a banda abriu mão de parte do seu lucro para fazer um produto que julgava ser mais interessante.
O canal da Rockstage no Youtube fez um vídeo bem legal falando sobre a banda. Quer conferir já? Não deixe de clicar abaixo!
Tudo começou com o Green River. Faziam parte desta banda o vocalista Mark Arm, o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard. Os dois instrumentistas queriam buscar o sucesso, "alçar voos mais altos", enquanto o vocalista queria manter-se no underground. Sendo assim, o grupo acabou se dividindo, formando-se dois grandes nomes da cena: Mark formou o Mudhoney, enquanto Jeff e Stone formaram o Mother Love Bone.
A banda Mother Love Bone contava com o vocalista Andrew Wood, um rapaz muito carismático e muito querido na cena underground. Todos que conheciam a cena apostavam muito na banda para conquistar o sucesso, uma vez que formou uma equipe de músicos muito boa, além de trazer boas músicas. Infelizmente, o sonho teve fim com a precoce morte de Andrew.
Jeff e Gossard cogitaram desistir da música, mas o guitarrista Mike McCready insistiu para que não fizessem isso e se dispôs a ajudar. Começaram a ensaiar juntos sem compromisso, apenas pelo prazer de tocar. Nesses ensaios (chamados de "jam"), criaram faixas instrumentais que acharam interessantes. Mas, o projeto ainda não contava com um baterista e nem com um vocalista.
Chamaram, então, Jack Irons, primeiro baterista do Red Hot Chili Peppers. O músico não aceitou o convite naquele momento, mas indicou um amigo de San Diego para fazer parte: era Eddie Vedder. Mandaram, então, as faixas instrumentais para Eddie; o vocalista compôs algumas letras e reenviou as fitas para Seattle. Jeff e companhia se surpreenderam com o talento de Eddie, que foi prontamente convidado a fazer parte da banda. Começava assim o Pearl Jam.
A banda lançou seu maior sucesso, o Ten (1991), logo de início. Músicas como Alive, Jeremy, Black e Even Flow tocavam sempre nas rádios e na TV. O sucesso foi enorme. Porém, a banda acabou não gostando muito de ser uma celebridade dessa forma. Os músicos se sentiram muito explorados pela mídia e pela gravadora, o que impactou diretamente na postura da banda nos demais trabalhos.
Em 1993 a banda lançou o Vs (1993). Com uma sonoridade bem mais crua, mais intensa e mais direta, os músicos deixaram de lado aqueles riffs marcantes e aquele groove presentes no trabalho de estreia e apostaram em uma sonoridade diferente. As temáticas das letras também começaram a se tornar ainda mais engajadas em pautas políticas e sociais.
A sonoridade do projeto foi mudando ao longo dos álbuns. Alguns agradaram mais, outros nem tanto. Destacam-se álbuns como Vitalogy (1994), Yield (1997) e Pearl Jam (2006). Faixas como Courdoroy, Better Man, Do The Evolution, Just Breath e Sirens (entre outras) seguiram chamando muito a atenção do público, sendo tocadas nas rádios de todo mundo e sendo importantes também no setlist da banda em seus shows.
O Pearl Jam também é famoso por suas apresentações. Os músicos sempre apostam na mescla perfeita entre grandes hits e faixas não tão conhecidas. Eles gostam de fazer shows diferentes, a ponto de tocarem em dias seguidos no mesmo lugar com repertórios bem distintos. A banda nunca se deixou levar pela pressão do público ou da gravadora, mantendo sempre sua convicção.
No ano de 2024 os músicos lançaram seu mais recente álbum, o Black Matter (2024). Trazendo uma sonoridade que lembra bastante a intensidade do Vs (1993), a banda mostrou que ainda segue na ativa lançando material relevante e sendo uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
A banda que Ritchie Blackmore se envergonha de ter feito parte; "Você aprende com os erros"
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90

Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
O prêmio que Eddie Vedder achou que Pearl Jam não merecia ter recebido
O prêmio que Eddie Vedder acha que o Pearl Jam só merece "pela metade"
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
Eddie Vedder: relacionando o seu Top 13 álbuns de todos os tempos
Grunge: as 10 melhores músicas do movimento


