O guitarrista que, para Brian May, literalmente inventou a guitarra no rock
Por Bruce William
Postado em 13 de março de 2025
Brian May nunca escondeu sua admiração por Pete Townshend. Para o guitarrista do Queen, o líder do The Who não foi apenas uma influência, mas um verdadeiro pioneiro do rock. E ele reafirmou essa visão ao compartilhar um comentário seu no Instagram onde ele destaca o impacto que Townshend teve na maneira como a guitarra é usada no gênero.
Queen - Mais Novidades
"Nós (Queen) queríamos levar as pessoas para a estratosfera. Sempre foi assim para nós. Fomos inspirados por nossos heróis a fazer isso, e eu coloco o The Who no topo dessa lista. Pete Townshend é o mestre da mudança de clima, um mestre do acorde suspenso. Devo muito a ele... Esse era o princípio da guitarra elétrica nos primórdios, para que você pudesse amplificá-la no palco sem gerar microfonia. Vi isso em Pete Townshend - e, de novo, uau! Pete Townshend é um deus da guitarra e sempre será! Vi ele simplesmente ficar parado e deixar a guitarra explodir em vida sozinha."
A citação, originalmente dita em algum ponto no passado, foi republicada por uma fã e chamou a atenção de May, que reforçou sua opinião e foi ainda mais longe: "Obrigado, Tracy, por postar isso. Fico feliz por ter dito isso - provavelmente não digo o suficiente. Não consigo imaginar a guitarra no rock sem Pete Townshend. Olhando para trás, parece que ele basicamente a inventou! Tive a sorte de estar lá para ver. Meu jeito de tocar deve muito a ele. Não estou falando da abordagem influenciada pelo blues, que também ajudou a moldar o rock dos anos 70 e 80, mas sim do impacto que Townshend trouxe: um clangor ensurdecedor de acordes super amplificados, mas não saturados - monólitos cortantes que explodem na mente, marteladas rítmicas que mudaram minha forma de tocar para sempre."
May também recomendou uma audição cuidadosa de alguns clássicos do The Who, destacando a força do som da banda. Ele citou "My Generation" como um exemplo definitivo da revolução sonora que Townshend criou, com a bateria insana de Keith Moon, o baixo orquestral de John Entwistle e Roger Daltrey como um rebelde puro, muito antes do punk surgir. Músicas como "I'm a Boy", "Substitute" e "Can't Explain" também foram lembradas como fundamentais para transformar o rock and roll em algo muito maior.
Para May, a importância do The Who e de Pete Townshend vai muito além da técnica ou da habilidade individual. O impacto do guitarrista está na maneira como ele redefiniu o papel da guitarra no rock, trazendo um som marcante e uma abordagem rítmica que influenciou gerações. Seu estilo direto e poderoso ajudou a moldar o gênero, criando uma identidade sonora única para a banda. "Você tem sua missão para o dia!", brincou May ao finalizar sua postagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
Sebastian Bach se arrepende de ter discutido com anônimos nas redes sociais
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo

O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
A ligação de Brian May com o Guns N' Roses que Slash desconhecia; "se eu soubesse..."
A "brilhante ideia" de Freddie Mercury que o Queen fez de conta que levou a sério - só que não
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Como Queen dividia a grana das músicas, segundo o "prejudicado" Roger Taylor
O hit do Queen que fala sobre vida "agitada" de Freddie Mercury e bateu 2 bilhões no Spotify


