O músico da cena hair metal que Tracii Guns (L.A. Guns) considerava supertalentoso
Por João Renato Alves
Postado em 12 de março de 2025
Durante aparição no podcast Talking the Talk With Don, o guitarrista Tracii Guns (L.A. Guns) exaltou uma figura conhecida da cena hair metal: o vocalista Jani Lane, saudoso frontman do Warrant. Ele declarou, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Jani era supertalentoso no departamento de composição, o que significa que ele não só entendia de ritmo, bateria e montava a base de como uma música pop deveria soar, mas também entendia de metal. Dominava melodias vocais e sabia tudo de marketing. 'Cherry Pie' se tornou uma canção enorme. Eram todos os ingredientes certos na hora certa. 'Olha esse bolo que eu fiz.' E do ponto de vista de Jani, ele estava tentando realmente estourar, esse era seu objetivo."

Para o músico, o colega demonstrou sua força justamente após o estouro comercial, quando fez um disco que representou uma virada sonora. "Em 'Dog Eat Dog' o clima mudou e ele mostrou ser um cara muito metaleiro. Isso é o que as pessoas não percebem, se você está em uma banda de hair metal dos anos 80, bem, a palavra 'metal' está ali. Isso significa que você tem influência do metal. Você ouviu Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden, Scorpions... Então, é como se todos nós fôssemos melhores em escrever música pesada, porque essas são nossas influências mais intensas."
Em relação ao Warrant, Guns destacou: "Era a banda de Jani, seu bebê. E ele era imparável. O problema é que ficou abalado com a chegada do grunge. Fizemos turnê juntos no auge do Nirvana nos matando. Tocávamos para 2.500 pessoas por noite. Foi terrível. Passei muito tempo junto a Jani, fui eu quem sugeriu seu moicano. Mas ele era realmente gentil. Se tivesse nascido cem anos antes, teria sido um poeta sensível. Era realmente esse cara, só queria ser aceito, queria validação. Algum trauma em sua vida o levou a esse lugar. Mas ele definitivamente deixou sua marca. Quer você ame o Warrant ou odeie, cara, você sabe quem eles são."
Em entrevista à Fox News em 2020, divulgando o livro "Cherry On Top", a modelo e atriz Bobbie Brown, ex-esposa de Jani, revelou que o cantor carregou um grande trauma, como especulado por Tracii. O artista foi violentado por um músico de heavy metal e seu manager, que não tiveram identidades reveladas. Ela contou:
"Aconteceu logo que ele se mudou para a Sunset Strip. Só fiquei sabendo pouco antes de sua morte. Chorei junto quando soube. Quis fazer algo, mas ele disse não. Era algo devastador e humilhante. Jani viveu com aquela raiva, foi ensinado desde cedo a não chorar. Afetou sua vida inteira, era um dos motivos que o levava a beber. É triste."
Nascido em Akron, Ohio, John Kennedy Oswald se tornou conhecido como vocalista do Warrant, banda com a qual vendeu mais de 10 milhões de discos em todo o planeta no auge do hard rock oitentista. Também lançou o álbum "Back Down To One" em 2003. Foi o único trabalho solo oficial em vida.
Em 2008 gravou "Love The Sin, Hate The Sinner" com o Saints Of The Underground, projeto junto a membros do Ratt. Ainda gravou com Liberty N Justice e Shameless, além de ter excursionado brevemente com o Great White. Morreu no dia 11 de agosto de 2011, aos 47 anos, vítima de intoxicação alcoólica aguda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
FM confirma show no Brasil em março de 2026
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
5 melhores momentos prog de bandas do hard rock oitentista, segundo o Loudwire
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
Sexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / Metal


