"Todo mundo sabe que eu não gosto de punk", afirma Steve Harris, do Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de março de 2025
A lendária e influente banda Iron Maiden é uma das grandes instituições da história do heavy metal. O grupo foi fundado no final de 1975, pelo baixista e compositor inglês Steve Harris, lidera o grupo até os dias atuais.
Steve escreveu grandes músicas do Iron Maiden, como "Phantom of the Opera", "The Number of the Beast", "Run to the Hills", "Hallowed Be Thy Name", "Caught Somewhere in Time", "Fear of the Dark" e "Rime of the Ancient Mariner". O baixista falou sobre seu estilo de composição durante entrevista concedida à Classic Rock no final de 2024.

"Como baixista, eu não escrevo nem toco como um guitarrista faria. E com ‘Phantom…’ era óbvio que meu estilo de composição era muito diferente do que as pessoas estavam acostumadas e do que os guitarristas estavam acostumados. Minhas músicas eram incomuns, um pouco peculiares, mas pareciam naturais para mim. E eu queria tocar com agressividade."
"Phantom of the Opera" é faixa do debut autointitulado do Iron Maiden, que foi lançado em abril de 1980. Para alguns, o álbum apresenta elementos de punk rock (que podem ser ouvidos na faixa-título, por exemplo). No entanto, o baixista rechaça qualquer influência do gênero que consagrou Ramones, Sex Pistols e outras bandas.
"As pessoas diziam que o Maiden tinha essa coisa ‘punk’, mas todo mundo sabe que eu não gosto de punk de maneira alguma, então não é isso. Naquela idade, você está cheio de energia, e é isso que você quer que transpareça, mas com muita melodia. É por isso que eu queria guitarras gêmeas."
O Iron Maiden está prestes a começar a tour em celebração aos seus 50 anos. A turnê histórica tem início programado para o próximo dia 27 de maio. Para mais detalhes, confira nota publicada em setembro do ano passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Tom Araya chorou ao receber a notícia da morte de Jeff Hanneman
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa



Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Aposentadoria? Em 2025, Dave Murray demonstrou entusiasmo com o Iron Maiden
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
Bruce Dickinson: faz dez anos que ele não compra shampoo nem sabonete


