O álbum que para Tom Morello salvou o hard rock dos anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 05 de março de 2025
Na década de oitenta, a música estava mudando rapidamente. Os sintetizadores dominaram a cena, e o rock 'n' roll parecia estar perdendo seu espaço no mainstream, dominado por outras tendências. Embora houvesse as bandas de hair metal e algumas novas proposições com grupos como The Smiths e Sonic Youth, o espírito genuíno e direto do rock parecia em declínio. Mesmo com grandes estrelas vendendo discos em massa, o som autêntico e rebelde parecia distante dos holofotes.
RATM - Mais Novidades
Para Tom Morello, do Rage Against The Machine, o verdadeiro peso da música não vem apenas dos amplificadores estrondosos ou da performance no palco. Ele acredita que a verdadeira potência está nas mensagens e na autenticidade que surgem de suas raízes. Como ele mesmo disse para a Spin, em fala resgatada pela Far Out: "A música folk - de Woody Guthrie, Bob Dylan e Johnny Cash - poderia ser tão pesada quanto qualquer coisa que passasse por um Marshall."
Na visão de Morello, o álbum "Nothing's Shocking", lançado pelo Jane's Addiction em 1988, fez exatamente isso. Ele não só revigorou o hard rock, mas foi essencial para sua sobrevivência durante uma época em que o gênero estava à beira de perder sua relevância. Morello o descreve como um "tour de force", uma obra que "salvou e redimiu o hard rock" e um dos seus álbuns favoritos.
"A banda abraçou sem remorso riffs ousados de metal, fundindo-os com uma arte underground e uma poesia de rua brilhante que criou uma liga sem precedentes da grandeza do rock 'n' roll. A mágica de 'Santeria', a deslumbrante acústica de 'Jane Says', as ruminações ao estilo Jim Morrison na faixa 'Pigs in Zen', e a 'Mountain Song' que quebra ossos lançaram a nação Lollapalooza", disse Tom, concluindo ainda: "Este álbum tem romance, misticismo, profundo discernimento e, na minha humilde opinião, continua sendo o maior álbum de 'rock alternativo' até hoje."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
O conselho da mãe que Roger Waters carregou pela vida inteira
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Rage Against The Machine: A origem do nome da banda
O maior guitarrista de hard rock de todos os tempos, segundo Tom Morello


