Bruce Dickinson ficou "chocado" ao ver Simon Dawson tocando com o Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de abril de 2025
Na última segunda-feira (21 de abril), Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participou do MI Conversation Series, promovido pelo Musicians Institute, ao lado do apresentador Ryan J. Downey. Durante o evento, realizado em Hollywood (Califórnia, EUA), o cantor e compositor comentou, entre outros assuntos, sobre a próxima turnê da banda.
Intitulada "Run for Your Lives", a turnê celebra os 50 anos do Iron Maiden e marca a estreia do baterista Simon Dawson, que assume o posto de Nicko McBrain, aposentado das turnês em dezembro de 2024. Segundo Bruce, a escolha de Simon partiu do baixista Steve Harris. O vocalista declarou o seguinte (via Blabbermouth):
Iron Maiden - Mais Novidades

"Nós já ensaiamos com Simon na última turnê [‘The Future Past’]. Simon estava acompanhando o British Lion [projeto de Steve Harris], já que Steve estava fazendo shows [com as duas bandas]. Mas foi uma espécie de seguro para nós, porque não tínhamos certeza... Esperávamos que Nick fosse participar da turnê, mas houve alguns momentos durante os shows em que, não tanto sua bateria, mas seu corpo físico estava realmente... Estávamos preocupados. Pensamos: ‘Não queremos acabar com o Nick no hospital e precisamos ter um substituto’. E Simon foi sugerido por Steve."
Aparentemente, Simon mandou bem nos ensaios que fez com o Iron Maiden. Ao menos é o que Bruce Dickinson afirmou:
"Dissemos ao Nicko: 'Olha, no meio da turnê, temos alguns dias em Portland, Oregon [EUA]. Vamos alugar um local para ensaiar e vamos tentar com o Simon para ver se funciona, só por precaução’. Foi o que fizemos (...) E, sinceramente, fiquei agradavelmente chocado. Eu estava, tipo, 'Uau'. Passamos o show inteiro sem nenhuma pausa. E esse cara não tinha ensaiado com ninguém (...). Nós ensaiamos todo o set da turnê que estávamos fazendo na época, e estava tudo lá. Eu pensei: 'Meu Deus, poderíamos fazer um show hoje à noite se fosse necessário. Isso é irreal’."

Na sequência, Bruce também revelou por qual razão Simon foi escolhido para tocar bateria no Iron Maiden. Não, ele não se juntou ao Iron Maiden apenas por ser parceiro de Steve Harris no British Lion.
"Havia outros bateristas que as pessoas achavam que estavam no páreo. E uma das razões pelas quais não escolhemos esses outros bateristas foi porque, embora fossem bateristas muito bons - nada de errado com a bateria deles -, todos queriam soar como o Nick. E você não pode substituir o Nicko. Você não deveria nem tentar substituí-lo. Você não quer um clone do Nicko. Você quer um baterista que toque o material, mas que tenha seu próprio estilo. E, para ser sincero, se eu fechasse os olhos em alguns momentos durante o ensaio, era como se o Clive Burr [falecido baterista do Maiden] estivesse de volta à banda, porque ele tem aquela sensação."

O início da "Run for Your Lives" está marcado para o próximo dia 27 de maio. A agenda completa da turnê pode ser conferida no site oficial do Iron Maiden.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps