Para Mike Portnoy, público subestima o lado metal do Dream Theater
Por João Renato Alves
Postado em 10 de abril de 2025
O Dream Theater é a banda mais bem-sucedida do subgênero popularmente conhecido como prog metal. Ainda assim, muitas pessoas associam a banda apenas ao prog, não ao metal. A percepção é do baterista Mike Portnoy, relatada durante entrevista à Banger TV. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Acho que às vezes as pessoas subestimam a importância do lado metal no Dream Theater, principalmente comigo na banda. É um aspecto muito importante. Sempre foi. Se você olhar para a primeiríssima música do primeiro álbum, 'A Fortune In Lies', eu tocava thrash, bumbo duplo, desde o início. E sempre tivemos músicas assim, seja 'The Glass Prison', 'Panic Attack' ou 'A Nightmare to Remember'. Tem sido uma parte importante do som e, para ser sincero, acho que é uma parte importante do sucesso da banda."
Dream Theater - Mais Novidades

O músico ainda usou o paralelo de outros colegas que se valem do rótulo. "Há muitas bandas de prog ou prog metal que ainda são meio underground e fazem shows menores, ou talvez não vendam tantos discos porque não exploram o lado metal. Mas o fato de o lado metal ser uma parte tão importante do nosso som, na minha opinião, é o que eleva o Dream Theater à nata da safra em termos de vendas de ingressos e discos no universo prog. Acho que é esse lado metal que faz isso. O fato de podermos tocar em grandes festivais de metal como Aftershock, Louder Than Life, Hellfest ou Graspop, o fato de podermos fazer shows como esses como uma banda de prog metal fala muito sobre isso. Quando compusemos 'Parasomnia', a sonoridade pesada veio naturalmente. Talvez tenha sido o tema sombrio de distúrbios do sono, pesadelos e coisas assim, talvez isso tenha nos ajudado a gravitar em direção ao metal."
Lançado no último dia 7 de fevereiro, "Parasomnia" marcou o retorno de Mike Portnoy ao Dream Theater. O trabalho chegou ao Top 10 em 15 paradas europeias, com destaques para o 2º lugar na Suíça e 3º na Alemanha. Em dezembro de 2024, o grupo passou pelo Brasil para 5 shows durante a turnê que celebrou seus 40 anos de carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado

Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
Dream Theater não se importa só com técnica, garante Jordan Rudess
Dream Theater vai desacelerar antes de trabalhar em novo álbum, afirma Mike Portnoy
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O álbum "agradável" considerado o pior do Dream Theater, segundo o Loudwire
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
A tocante mensagem passada pelo Dream Theater em "Another Day"
Cinco álbuns dos anos 2000 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
Dream Theater e o disco que Felipe Andreoli nem conseguiu ouvir


