Para Mike Portnoy, público subestima o lado metal do Dream Theater
Por João Renato Alves
Postado em 10 de abril de 2025
O Dream Theater é a banda mais bem-sucedida do subgênero popularmente conhecido como prog metal. Ainda assim, muitas pessoas associam a banda apenas ao prog, não ao metal. A percepção é do baterista Mike Portnoy, relatada durante entrevista à Banger TV. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Acho que às vezes as pessoas subestimam a importância do lado metal no Dream Theater, principalmente comigo na banda. É um aspecto muito importante. Sempre foi. Se você olhar para a primeiríssima música do primeiro álbum, 'A Fortune In Lies', eu tocava thrash, bumbo duplo, desde o início. E sempre tivemos músicas assim, seja 'The Glass Prison', 'Panic Attack' ou 'A Nightmare to Remember'. Tem sido uma parte importante do som e, para ser sincero, acho que é uma parte importante do sucesso da banda."
Dream Theater - Mais Novidades

O músico ainda usou o paralelo de outros colegas que se valem do rótulo. "Há muitas bandas de prog ou prog metal que ainda são meio underground e fazem shows menores, ou talvez não vendam tantos discos porque não exploram o lado metal. Mas o fato de o lado metal ser uma parte tão importante do nosso som, na minha opinião, é o que eleva o Dream Theater à nata da safra em termos de vendas de ingressos e discos no universo prog. Acho que é esse lado metal que faz isso. O fato de podermos tocar em grandes festivais de metal como Aftershock, Louder Than Life, Hellfest ou Graspop, o fato de podermos fazer shows como esses como uma banda de prog metal fala muito sobre isso. Quando compusemos 'Parasomnia', a sonoridade pesada veio naturalmente. Talvez tenha sido o tema sombrio de distúrbios do sono, pesadelos e coisas assim, talvez isso tenha nos ajudado a gravitar em direção ao metal."
Lançado no último dia 7 de fevereiro, "Parasomnia" marcou o retorno de Mike Portnoy ao Dream Theater. O trabalho chegou ao Top 10 em 15 paradas europeias, com destaques para o 2º lugar na Suíça e 3º na Alemanha. Em dezembro de 2024, o grupo passou pelo Brasil para 5 shows durante a turnê que celebrou seus 40 anos de carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
O erro cometido pelo Pink Floyd e pelo Oasis em seu auge, que condenou o futuro de ambos
Paul Simon escolhe o maior vocalista de todos os tempos e diz que ninguém chegou perto
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 10 melhores músicas do Behemoth, segundo a Metal Hammer



30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


