Dave Allen, baixista dos primeiros discos do Gang of Four, morre aos 69 anos
Por João Renato Alves
Postado em 06 de abril de 2025
O baixista Dave Allen, mais conhecido por ter gravado os dois primeiros álbuns do Gang of Four – "Entertainment!" (1979) e "Solid Gold" (1981) – faleceu no sábado, 5 de abril, aos 69 anos. A informação foi confirmada pelo baterista da banda, Hugo Burnham, revelando que o músico havia sido diagnosticado com demência recentemente.


Logo após deixar o grupo, Allen formou o Shriekback, projeto new wave que também contava com o ex-tecladista do XTC, Barry Andrews. Ainda tocou em grupos como Elastic Purejoy e Low Pop Suicide. Mas seu maior sucesso se deu nos negócios. Fundou a gravadora World Domination Recordings e atuou como diretor de Consumer Digital Audio Services na Intel, antes de trabalhar em relações públicas na Apple Music.
Diz a nota publicada no Instagram do Gang of Four:
"É com o coração partido, mas cheio, que compartilhamos a notícia de que Dave Allen, nosso antigo parceiro musical, amigo e músico brilhante, morreu na manhã de sábado. Ele estava em casa com sua família. Dave sofreu com o início precoce de demência mista por alguns anos, o que foi um momento de partir o coração para sua esposa Paddy, seus filhos e amigos próximos. Nosso amor e pensamentos estão com eles. Jon e eu [Hugo] fomos vê-lo e passamos uma tarde adorável com ele e a família. Conversamos e rimos por horas, compartilhando memórias ricas e vívidas de bons momentos juntos. Aventuras, carreiras na música, criação de famílias, nossas vidas interligadas abrangendo meio século. Tivemos muita sorte de ter o Ace of Bass em nossas vidas.

Sabemos que Dave não teria desejado nada mais do que subir no palco conosco novamente em Portland em nossa turnê de despedida pelos Estados Unidos. Mas agora é uma ponte longe demais.
Adeus, velho amigo."
Allen havia se reunido com o grupo entre 2004 e 2008. Outro músico da formação original, o vocalista e guitarrista Andy Gill faleceu no início de 2020 por conta de uma infecção respiratória. À época, a Covid-19 ainda era relativamente desconhecida, então ele não acabou diagnosticado. Porém, considerado que a banda havia retornado de uma turnê pela China, se desconfia que ele possa ter sido uma das primeiras vítimas do vírus.
O Gang of Four segue na estrada com Hugo e o vocalista Jon King do lineup clássico. Completa o quarteto atual a baixista Gail Greenwood (ex-L7) e o guitarrista Ted Leo. Como destacado pelo baterista, o grupo está em sua turnê de despedida, denominada "Long Goodbye".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps