"Green Day é maior que Ramones", declara Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
Por João Renato Alves
Postado em 20 de maio de 2025
Recentemente, o Smashing Pumpkins participou de uma turnê com o Green Day por estádios e arenas da América do Norte. O momento serviu para Billy Corgan presenciar a grandiosidade alcançada pela banda de Billie Joe Armstrong. Em entrevista à Rolling Stone, o vocalista e guitarrista refletiu sobre o momento.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades

"Foi incrível. O público foi ótimo. O Green Day foi muito gentil. Não poderíamos ter pedido por um verão melhor. Foi uma das minhas turnês favoritas de todos os tempos. Eu obviamente conhecia os caras desde que fizemos o Lollapalooza juntos em 1994. Eles costumavam rir de mim quando eu jogava basquete contra os Monks, como os punks que são.
Mas eles obviamente fizeram um sucesso tremendo e foram tão gentis em serem os anfitriões, não só para nós, mas para o Rancid e as Linda Lindas. A vibe da turnê foi incrível. Era simplesmente o espírito que se espera quando se reúnem bandas. Foi uma das melhores experiências que já tivemos e somos eternamente gratos a eles. Foram ótimos embaixadores."

A experiência trouxe uma constatação ao músico: o fato de que os colegas de geração se tornaram a maior banda punk de todos os tempos em termos de popularidade. "Tive essa sensação outro dia, e talvez eu esteja muito atrasado para essa festa... Acho que teve algo a ver com o fato de eles terem acabado de ganhar sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Estou vendo eles ganharem sua estrela e certamente merecem. Tive um momento em que estava relembrando e pensei: 'Uau, conheço esses caras há mais de 30 anos e acabamos de fazer essa turnê. Meu Deus, eles são maiores que os Ramones'."
Vale lembrar que, apesar do pioneirismo e de terem sido um fenômeno na América do Sul, o Ramones nunca foi exatamente uma banda gigante nos principais mercados. Joey, Johnny, Dee Dee, Tommy e Marky influenciaram incontáveis artistas, mas o respaldo junto ao público não era o mesmo. Assim, Billy prossegue:
"O que quero dizer com isso é que, no mundo em que cresci, os Ramones eram os número um. De certa forma, eles sempre serão, porque foram os primeiros. Mas então eu percebi: ‘Meu Deus, o Green Day realmente conseguiu’. Eles são maiores que os Ramones. Sua influência é maior, seu alcance é maior e, certamente, seu sucesso é maior. E isso é mérito deles. Cheguei atrasado para essa festa, aos 58 anos, os conheço, os assisto, os ouço e de certa forma sou um competidor, certo? Mas até eu tenho que dizer: ‘Uau, eles conseguiram.’"

O Green Day vem ao Brasil em setembro, como uma das principais atrações do The Town, em São Paulo. A banda se apresenta no dia 7, no Autódromo de Interlagos. A data ainda contará com Sex Pistols & Frank Carter, Iggy Pop, Bruce Dickinson, Capital Inicial, Pitty, CPM 22 e Supla & Inocentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps