"Eu salvei o mundo de Saddam Hussein", diz Mark Hoppus, do Blink-182
Por João Renato Alves
Postado em 19 de maio de 2025
Em sua recém-lançada biografia, "Fahrenheit-182: A Memoir", Mark Hoppus revela vários detalhes da vida, incluindo a recente luta contra a leucemia. O baixista e vocalista do Blink-182 também alega ter participado decisivamente da captura de Saddam Hussein, ditador iraquiano. Em entrevista ao NME, via Louder, o músico repercutiu a história, dizendo:
Blink 182 - Mais Novidades
"Sim, eu salvei o mundo de Saddam Hussein. Fomos nos apresentar para as tropas no Oriente Médio e estávamos em um porta-aviões. Tocamos no hangar no Golfo Pérsico enquanto estávamos em guerra. Estava sentado com o almirante da frota depois do jantar, antes de subirmos ao palco e disse a ele: ‘Ei, tenho uma ideia de como podemos capturar Saddam Hussein.’"
A reação não foi surpreendente da parte do militar. "Ele riu de mim, mas aí eu disse: ‘Tive uma ideia: você meio que sabe onde ele está, ele está divulgando essas fitas de vídeo para seus seguidores com uma bandeira hasteada atrás dele, onde diz para o povo se levantar contra os cães americanos ou algo assim. Se você tem uma ideia de onde ele possa estar, por que não pilota drones ou aeronaves em padrões de grade, disparando como código de tempo o mais alto possível, acima do alcance da audição humana, mas dentro da faixa dinâmica que seria capturada em um cassete? Então, quando liberar uma gravação, você pode pegar a parte do áudio, extrair o código de tempo e triangular onde ele pode estar.’"
Segundo Hoppus, a reação mudou da risada para um voto de confiança na estratégia sugerida. "O almirante me olha como se dissesse: 'Que diabos?'. Então ele diz: 'Na verdade, vou me reunir no Pentágono com o Estado-Maior Conjunto na semana que vem e posso levar a sua ideia'. Quatro meses depois, eles capturaram Saddam Hussein, então deve ter sido graças a mim."
No dia 5 de novembro de 2006, Hussein foi considerado culpado de crimes contra a humanidade e condenado à morte por enforcamento. Quando o jornalista Andrew Trendell pergunta, sem muita razão, por que não há uma estátua em memória da intervenção de Hoppus na geopolítica, Mark respondeu modestamente: "Sabe, eu não preciso disso. Só de saber que salvei o mundo já é medalha suficiente."
Em 2016, durante entrevista à Vice, Mark rechaçou a ideia de ser um conspiracionista. "Sei que estão mentindo sobre certas coisas, mas isso não me incomoda muito. Quando apresentam coisas que as pessoas dizem ser conspiração, não levo a sério. Preciso de provas mais significativas. Não acho que o pouso na lua tenha sido falsificado, não acredito no Pé Grande ou no monstro do Lago Ness. Não acho que alienígenas tenham nos visitado — acredito que exista algum tipo de vida lá fora, mas não acho que eles tenham vindo para cá e ficado por aqui."
Recentemente, o Blink-182 anunciou a turnê norte-americana "Missionary Impossible" para o segundo semestre. Os shows acontecerão entre agosto e setembro, contando com o Alkaline Trio como atração de abertura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os dois guitarristas que Eddie Van Halen admitiu nunca conseguir igualar
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
David Gilmour lamenta nunca ter ido visitar Syd Barrett, membro fundador do Pink Floyd


Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
Os 25 melhores discos de rock lançados nos últimos 25 anos, segundo o Loudwire
Lista: 20 grandes músicas para relembrar o produtivo ano de 1999


