O clássico do Sepultura cuja bateria influenciou até o Soundgarden, segundo Max Cavalera
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de maio de 2025
Maior nome da história do metal sul-americano, o Sepultura possui em seu catálogo músicas que se tornaram clássicos absolutos do gênero. Uma delas é a pesada "Territory", faixa do álbum "Chaos A.D.", quinto trabalho da banda formada pelos irmãos Max e Iggor Cavalera, respectivamente guitarrista/vocalista e baterista.
Sepultura - Mais Novidades
A introdução de "Territory" é um verdadeiro cartão de visitas da música: intensa, original e memorável. Nela, brilha o talento de Iggor Cavalera, um dos bateristas mais inovadores de sua geração. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, ele revela os bastidores da criação do que define como um "riff de bateria".
"Eu estava tentando recriar essa virada de bateria do Tim Alexander, da banda Primus, e fiquei em um loop tentando fazer essa virada maluca. Meu irmão entrou no estúdio e falou: ‘Uau, isso é muito legal. A gente devia tentar usar isso como parte da música’ (...). Eu posso chamar isso de um tipo de ‘riff de bateria’, onde, em vez do baterista apenas seguir as guitarras, as guitarras estavam seguindo a minha bateria."
A batida tribal de "Territory" certamente influenciou muitas bandas. Na opinião de Max, tanto seu irmão quanto o produtor Andy Wallace mereciam ganhar algum reconhecimento financeiro pela icônica introdução criada por Iggor, já que diversas bandas se inspiraram nessa performance. Em entrevista à Revolver Magazine, o frontman chegou inclusive a citar uma delas.
"Andy e Iggor deveriam receber royalties por aquela bateria no início de 'Territory', porque ouvi muitas outras bandas fazerem isso depois. Até o Soundgarden fez esse tipo de batida tribal em 'Jesus Christ Pose'."
Citada por Max, "Jesus Christ Pose" é a quarta faixa de "Badmotorfinger", terceiro disco de estúdio do Soundgarden, lançado em 1991. De acordo com nota publicada no site Songfacts, a música "expressa irritação com as celebridades que abusam e exploram a imagem de Jesus Cristo na cruz, conhecida como a pose de Jesus Cristo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
A música que Neil Young admitiu na própria letra que ele roubou de outra banda

A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O que poderia ter mudado a história do Sepultura, na visão de Max Cavalera
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Dave Grohl teve prejuízo de 50 mil dólares devido a sua paixão pelo Sepultura


