Álbum do Misfits inspirou o título de um dos discos mais importantes do metal nacional
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de maio de 2025
O Misfits é um dos nomes mais importantes da história do punk rock. Formado no final dos anos 1970, o grupo influenciou até artistas de outros estilos musicais, como o Metallica — ícone do thrash metal — que gravou versões de "Die, Die, My Darling", "Green Hell" e "Last Caress", faixas da banda fundada pelo vocalista Glenn Danzig.
Sepultura - Mais Novidades
Outro grande nome do heavy metal influenciado pelo Misfits, ao menos na hora de batizar um de seus principais discos, é brasileiro. Trata-se do Sepultura, banda que colocou o Brasil no mapa da música pesada. E o álbum em questão é o icônico "Chaos A.D.", lançado em setembro de 1993.
Sucessor do clássico "Arise" (1991), "Chaos A.D." é o quinto álbum de estúdio do Sepultura. O disco marcou uma mudança significativa na sonoridade da banda, então liderada pelo guitarrista e vocalista Max Cavalera. O thrash/death metal dos primeiros trabalhos deu lugar a um som mais encorpado, influenciado por hardcore e música industrial. Essa mistura rendeu faixas que se tornaram verdadeiros clássicos, como "Chaos A.D.", "Territory", "Slave New World" e "Propaganda".
Aliás, a última das músicas citadas no parágrafo anterior foi cogitada como faixa-título do que veio a se tornar "Chaos A.D.". No entanto, Max mudou de ideia, e o Misfits o ajudou a alterar o nome do disco, como aponta entrevista que o frontman concedeu à Revolver Magazine em 2017:
"Foi um inferno encontrar o nome. Durante muito tempo, o álbum ia se chamar ‘Propaganda’. Achava um título razoável, mas não estava completamente convencido, então continuei pensando. Aí, um dia, simplesmente fez sentido — como uma mistura de "Earth A.D.", dos Misfits, com a palavra ‘Chaos’. Só um pequeno empréstimo dos Misfits pra soar legal, e ‘Chaos’, que representa o estado do mundo em que estávamos — e ainda estamos.
Era um bom nome, e eu o entreguei no último segundo. A gravadora estava surtando. Eu disse pra Gloria [Cavalera, esposa de Max e ex-empresária do Sepultura]: ‘Ok, tenho um novo nome. Vamos chamar o disco de ‘Chaos A.D.’. E ela concordou que era um nome ótimo — muito melhor que ‘Propaganda’."
"Earth A.D./Wolfs Blood" é o nome do segundo disco de estúdio do Misfits. Lançado em dezembro de 1983, o álbum é o último registro da banda gravado por Glenn, que deixou a banda e retornou mais de 30 anos depois, em 2016.
No fim das contas, "Chaos A.D." não tem faixa-título, no entanto, a frase que dá nome ao disco é o primeiro verso de "Refuse/Resist", primeira música do "play" e um dos maiores sucessos do Sepultura. Quer saber de onde Max tirou a ideia para o nome dessa pedrada? Clique aqui e descubra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O vocalista que veio para o segundo Monsters of Rock e quase foi preso no Chile
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
Novo álbum do Lamb of God é inspirado pelo cenário político e cultural norte-americano
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"


Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Após a saída de Max Cavalera, muita gente deu as costas ao Sepultura, segundo Derrick Green
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Bandas de heavy metal que contam (ou contaram) com irmãos na formação
Os melhores álbuns de Thrash Metal de 1983 até 2023, um disco por ano
A percepção de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, sobre impacto do Sepultura e Angra


