Mike Bordin, baterista do Faith no More, conta que Black Sabbath e Ozzy salvaram sua vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de junho de 2025
Lançado em junho de 1989, "The Real Thing" é o terceiro álbum de estúdio do Faith No More e o primeiro com o vocalista Mike Patton. O disco trouxe faixas marcantes que se tornaram clássicos da banda californiana, com destaque para "Epic", "Falling to Pieces" e "From Out Of Nowhere".
Outro destaque presente em "The Real Thing" é a releitura de "War Pigs", clássico do Black Sabbath. A faixa acabou sendo o ponto de partida para um momento inesquecível na vida de Mike Bordin, baterista do Faith No More — episódio que foi tema de matéria da Metal Hammer.
Faith No More - Mais Novidades

Em 1990, o Faith No More foi eleito "Banda do Ano" pela revista RIP Magazine. Na cerimônia de premiação, que reuniu grandes nomes do rock e metal, o grupo foi convidado a tocar "War Pigs" ao lado de ninguém menos que Ozzy Osbourne, o lendário vocalista do Black Sabbath.
Após a performance, Mike Bordin foi abordado pelo próprio Ozzy. Segundo o batera, o lendário frontman fez uma pergunta curiosa.
"Ele me disse: 'Por que vocês colocaram ‘War Pigs’ no álbum? Estão tirando sarro?'. Isso me pegou desprevenido. Era a última coisa que eu pensaria que alguém responsável por uma música tão icônica poderia dizer."
O diálogo, no entanto, foi além. Bordin aproveitou o momento para compartilhar como a música de Ozzy e do Sabbath havia impactado profundamente sua vida pessoal.
"Comecei a contar uma longa história sobre como, quando eu era jovem, minha mãe se matou, eu não tinha uma família muito grande. As coisas mudaram para mim quando ouvi o Sabbath. Encontrei essa música que não cantava sobre coisas agradáveis - é poderosa, sombria e a mensagem é que você não está sozinho. Então eu disse a ele: ‘Você salvou minha vida’. Isso o atingiu em cheio. Mas eu tive que lhe falar o que ele queria dizer."
Anos depois, em 1996, Mike Bordin se juntaria oficialmente à banda de Ozzy Osbourne. O baterista gravou três álbuns com o Madman: "Down to Earth" (2001), "Under Cover" (2005) e "Black Rain" (2007).
Mike Bordin participará do "Back to the Beginning", que marca as despedidas tanto do Black Sabbath quanto de Ozzy. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Rush toca "A Farewell to Kings" pela primeira vez desde 1979
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
Hellripper anuncia 4 shows no Brasil em turnê inédita para 2027
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo



Mike Patton já foi chamado para ser vocalista do INXS (e recusou o convite)
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Ex-tecladista do Faith No More não sabia que a banda era tão popular; "Foi um choque"
O curioso motivo que faz guitarrista do Korn ouvir Faith No More enquanto puxa um ferro
Por que Chris Cornell foi cogitado no Faith No More, e porque não deu certo


