O grupo pop que Roger Waters chamou de "pior nível de música" que existe
Por Bruce William
Postado em 24 de junho de 2025
Roger Waters nunca se contentou em escrever canções apenas para agradar ou encher estádios. Durante toda a fase no Pink Floyd, ele mirou alto: queria que a música fosse uma lente de aumento sobre a sociedade, política e humanidade. Depois que deixou a banda, manteve o mesmo norte, ainda que isso o tornasse um crítico feroz de quase tudo que julgasse raso ou comercial demais.
Roger Waters - Mais Novidades
Quando a MTV virou febre e criou ídolos com refrões grudentos e videoclipes coloridos, Waters olhou para o pop com desprezo. Entre tantos nomes que conquistaram multidões, um ficou na memória dele como exemplo do que considerava o pior nível de música: as Spice Girls.
Ele chegou a admitir que o grupo foi tão onipresente nos anos 90 que até ele decorou os apelidos de cada integrante, conforme podemos ver em fala publicada na Far Out, mas ele também completou sem pudor algum: "O fato de eu saber que havia uma chamada Scary, outra Posh, mostra que conseguiram entrar na minha cabeça. Mas elas eram absolutamente o mais baixo denominador comum de gosto musical - e de tudo o mais também."
Para milhões de fãs, hits como "Wannabe" viraram trilha sonora de festas e juventude, mas Waters via tudo como uma vitrine de coreografias e marketing. Para ele, faltava o principal: dizer algo que fizesse o ouvinte pensar.
Apesar das críticas, o pop de refrão fácil continuou a ocupar as paradas - e Waters seguiu na contramão, usando cada álbum como palco para apontar contradições que, para ele, merecem mais atenção do que qualquer grito de "girl power".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos

O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela
"Eu estava na casa dos 30 anos quando Roger saiu do nosso pequeno grupo pop", diz Gilmour


