O grupo pop que Roger Waters chamou de "pior nível de música" que existe
Por Bruce William
Postado em 24 de junho de 2025
Roger Waters nunca se contentou em escrever canções apenas para agradar ou encher estádios. Durante toda a fase no Pink Floyd, ele mirou alto: queria que a música fosse uma lente de aumento sobre a sociedade, política e humanidade. Depois que deixou a banda, manteve o mesmo norte, ainda que isso o tornasse um crítico feroz de quase tudo que julgasse raso ou comercial demais.
Roger Waters - Mais Novidades
Quando a MTV virou febre e criou ídolos com refrões grudentos e videoclipes coloridos, Waters olhou para o pop com desprezo. Entre tantos nomes que conquistaram multidões, um ficou na memória dele como exemplo do que considerava o pior nível de música: as Spice Girls.
Ele chegou a admitir que o grupo foi tão onipresente nos anos 90 que até ele decorou os apelidos de cada integrante, conforme podemos ver em fala publicada na Far Out, mas ele também completou sem pudor algum: "O fato de eu saber que havia uma chamada Scary, outra Posh, mostra que conseguiram entrar na minha cabeça. Mas elas eram absolutamente o mais baixo denominador comum de gosto musical - e de tudo o mais também."
Para milhões de fãs, hits como "Wannabe" viraram trilha sonora de festas e juventude, mas Waters via tudo como uma vitrine de coreografias e marketing. Para ele, faltava o principal: dizer algo que fizesse o ouvinte pensar.
Apesar das críticas, o pop de refrão fácil continuou a ocupar as paradas - e Waters seguiu na contramão, usando cada álbum como palco para apontar contradições que, para ele, merecem mais atenção do que qualquer grito de "girl power".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"


A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O frustrante único encontro de Roger Waters do Pink Floyd com John Lennon dos Beatles
O clássico álbum considerado por Roger Waters "o fim da linha" para o Pink Floyd


