A banda de rock nacional que está no livro dos recordes com 203 formações diferentes
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de junho de 2025
Fundada em 1967 no bairro da Pompeia, em São Paulo, a banda Made in Brazil é a detentora de um recorde incomum no universo da música: é a banda em atividade com o maior número de formações no mundo. Segundo o Guinness World Records, já foram 203 formações diferentes, com a passagem de 126 músicos pelo grupo.
A liderança do Made sempre esteve nas mãos de Oswaldo Vecchione, baixista e vocalista, que fundou a banda com o irmão Celso Vecchione, guitarrista, falecido em 2023. "Manter um grupo em plena atividade durante este tempo é algo para ser estudado", afirmou Oswaldo ao Estadão. "Quantas pessoas perdemos? Quantos músicos nos deixaram?"
Made In Brazil - Mais Novidades

O Made lançou seu primeiro disco em 1974, pela RCA Victor. O álbum homônimo trouxe o hit "Anjo da Guarda" e ficou conhecido como "disco da banana" por causa da arte da capa. Em 1978, a banda lançou seu trabalho mais conhecido, "Pauliceia Desvairada", inspirado na obra de Mário de Andrade, com músicas como "Gasolina", "Uma Banda Made in Brazil" e a faixa-título.
O histórico do grupo inclui episódios marcantes, como a censura do álbum "Massacre", gravado em 1977, que foi proibido pela ditadura militar e só lançado em 2005. À época, o show de estreia também foi vetado. A liberação veio apenas após uma apresentação fechada para três censores e diversas mudanças no repertório e no cenário.
Em entrevista ao blog Bilesky Discos, Oswaldo reforçou a resistência do grupo: "A gente não desiste da música e acredita no nosso som. O rock de São Paulo acabou? Não, olha aqui a prova viva".
Outro diferencial do Made foi o uso pioneiro de maquiagem artística em shows, ainda em 1969, o que, segundo Oswaldo, influenciou grupos como os Secos & Molhados. A estética teve inspiração no artista plástico Antonio Peticov, conhecido por seu trabalho com luz negra e tinta acrílica.
A discografia do grupo soma 14 álbuns de estúdio, além de gravações ao vivo e participações em coletâneas. Em 2021, foi lançado o documentário "Uma Banda Made in Brazil", dirigido por Egler Cordeiro. No mesmo ano, o grupo publicou a faixa inédita "Minha Banda de Rock (Todo Dia Quero Tocar)".
Mesmo após um AVC sofrido por Oswaldo em 2020, a banda seguiu se apresentando. "Fizemos shows em Mogi Mirim, Amparo e uma live em São Paulo, poucos meses depois do AVC", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth

Verdadeiro Dia do Rock deveria ser comemorado em 12 de julho, afirma jornalista e músico
Metal nacional: quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras


