A banda de rock nacional que está no livro dos recordes com 203 formações diferentes
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de junho de 2025
Fundada em 1967 no bairro da Pompeia, em São Paulo, a banda Made in Brazil é a detentora de um recorde incomum no universo da música: é a banda em atividade com o maior número de formações no mundo. Segundo o Guinness World Records, já foram 203 formações diferentes, com a passagem de 126 músicos pelo grupo.
A liderança do Made sempre esteve nas mãos de Oswaldo Vecchione, baixista e vocalista, que fundou a banda com o irmão Celso Vecchione, guitarrista, falecido em 2023. "Manter um grupo em plena atividade durante este tempo é algo para ser estudado", afirmou Oswaldo ao Estadão. "Quantas pessoas perdemos? Quantos músicos nos deixaram?"
Made In Brazil - Mais Novidades

O Made lançou seu primeiro disco em 1974, pela RCA Victor. O álbum homônimo trouxe o hit "Anjo da Guarda" e ficou conhecido como "disco da banana" por causa da arte da capa. Em 1978, a banda lançou seu trabalho mais conhecido, "Pauliceia Desvairada", inspirado na obra de Mário de Andrade, com músicas como "Gasolina", "Uma Banda Made in Brazil" e a faixa-título.
O histórico do grupo inclui episódios marcantes, como a censura do álbum "Massacre", gravado em 1977, que foi proibido pela ditadura militar e só lançado em 2005. À época, o show de estreia também foi vetado. A liberação veio apenas após uma apresentação fechada para três censores e diversas mudanças no repertório e no cenário.
Em entrevista ao blog Bilesky Discos, Oswaldo reforçou a resistência do grupo: "A gente não desiste da música e acredita no nosso som. O rock de São Paulo acabou? Não, olha aqui a prova viva".
Outro diferencial do Made foi o uso pioneiro de maquiagem artística em shows, ainda em 1969, o que, segundo Oswaldo, influenciou grupos como os Secos & Molhados. A estética teve inspiração no artista plástico Antonio Peticov, conhecido por seu trabalho com luz negra e tinta acrílica.
A discografia do grupo soma 14 álbuns de estúdio, além de gravações ao vivo e participações em coletâneas. Em 2021, foi lançado o documentário "Uma Banda Made in Brazil", dirigido por Egler Cordeiro. No mesmo ano, o grupo publicou a faixa inédita "Minha Banda de Rock (Todo Dia Quero Tocar)".
Mesmo após um AVC sofrido por Oswaldo em 2020, a banda seguiu se apresentando. "Fizemos shows em Mogi Mirim, Amparo e uma live em São Paulo, poucos meses depois do AVC", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
Soulfly: a chama ainda queima
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"


Em playlist, as bandas brasileiras que Sepultura recomenda que você ouça


