Lollapalooza fechou as portas para Ozzy Osbourne e inspirou a criação do Ozzfest
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de junho de 2025
Criado no início dos anos 1990, o Lollapalooza surgiu como um festival dedicado à música alternativa. Com edições realizadas até hoje em diversos países, o evento ganhou notoriedade por sua diversidade sonora, reunindo desde artistas do pop até nomes consagrados do heavy metal.
Curiosamente, o Lollapalooza também influenciou diretamente o nascimento de um dos maiores festivais voltados ao metal: o Ozzfest. Idealizado pela equipe de Ozzy Osbourne, lendário vocalista do Black Sabbath, o evento se consolidou como uma vitrine do metal mundial, reunindo bandas icônicas e revelando novos talentos do gênero.
Black Sabbath - Mais Novidades

A criação do Ozzfest está diretamente ligada à recusa do Lollapalooza em contratar Ozzy. Durante uma entrevista a M. Shadows, vocalista do Avenged Sevenfold, publicada pela Metal Hammer, o Príncipe das Trevas relembrou o episódio.
"O motivo pelo qual fizemos o Ozzfest foi porque quando Sharon ligou para o Lollapalooza para ver se eles me contratariam, disseram que eu era um dinossauro. Então, ela disse: ‘Foda-se, vamos fazer nosso próprio festival’ e foi isso que aconteceu".
Na mesma conversa, Ozzy comentou a reação de algumas bandas que participaram do Ozzfest. Muitas o tratavam como uma lenda viva — algo que ele encarava com surpresa e certo desconforto.
"No Ozzfest, as bandas mais jovens vinham até mim e diziam: 'Ooooh, não somos dignos! [faz um movimento de reverência]. Fico constrangido com tudo isso. E, em parte, quando as bandas dizem: ‘Você é nossa maior influência’, eu consigo entender, mas com algumas delas eu penso: 'De onde vem essa porra?’. O que acho que fizemos foi passar a tocha adiante."
Realizado entre 1996 e 2018, o Ozzfest passou pelos Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Ao longo dos anos, foi responsável por alavancar carreiras como a do Lacuna Coil. Por outro lado, nem todos tiveram uma boa experiência: o Iron Maiden protagonizou um episódio polêmico em sua participação no festival.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Gene Simmons acha que a década de 1980 foi um período "terrível" para a música
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica

Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
5 discos de heavy metal com capas um tanto quanto estranhas
O riff do Deep Purple que impressionou Tony Iommi; "difícil de fazer algo melhor"


