Novas músicas do Death surgem no Spotify, mas fãs desconfiam ser conteúdo gerado por IA
Por Luiz Felipe Lima
Postado em 25 de julho de 2025
Fãs do Death, lendária banda de death metal fundada pelo icônico Chuck Schuldiner, foram surpreendidos pelo lançamento recente de duas novas músicas no Spotify: "Cycle Without End" e "Throne of Ruin", ambas lançadas em junho de 2025. O último álbum oficial do grupo, "The Sound of Perseverance", foi lançado em 1997, e Schuldiner faleceu em 2001 devido a um tumor cerebral, deixando um legado imensurável no metal extremo.
Death - Mais Novidades

As faixas, que não estão disponíveis em outras plataformas como Apple Music ou YouTube Music, chamam a atenção por sua sonoridade atípica, muito diferente do estilo técnico e agressivo que consagrou o Death, e levantaram suspeitas de serem criadas através do uso de IA.
Músicas geradas por IA no perfil de artistas mortos
Em reportagem recente, a 404 Media revelou como músicas geradas por inteligência artificial tem sido publicadas no Spotify em perfis de artistas falecidos, sem autorização de suas famílias ou gravadoras.
Um exemplo citado pela matéria da 404 é o de Blaze Foley, cantor de country assassinado em 1989, que "lançou" uma nova faixa chamada "Together" no Spotify – uma canção com vocais e instrumentação que não condizem com seu estilo, além de contar com uma capa que aparenta ter sido criada por IA. Agora, os fãs do Death se questionam se "Cycle Without End" e "Throne of Ruin" seguem o mesmo padrão.

Por enquanto, as músicas continuam disponíveis no perfil oficial do Death e podem ser conferidas na plataforma.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps