Andi Deris afirma que formação atual do Helloween satisfaz todas as gerações de fãs da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de julho de 2025
Maior expoente da história do power metal, o Helloween conta com uma formação pouco convencional. Desde 2017, com os retornos de Michael Kiske (vocal) e Kai Hansen (guitarra e vocal), o Helloween passou a contar com sete integrantes. Completam o time: Andi Deris (vocal), Michael Weikath e Sascha Gerstner (guitarras), Markus Grosskopf (baixo) e Dani Löble (bateria).
Helloween - Mais Novidades

Integrante do Helloween desde 1994, quando substituiu Kiske, Andi Deris participou recentemente do podcast Scars And Guitars (via Blabbermouth). Durante a conversa, o vocalista refletiu sobre a atual fase do grupo e destacou como essa configuração consegue dialogar com diferentes gerações de fãs.
"Tudo funciona de forma muito mais suave agora, porque você consegue satisfazer automaticamente todas as gerações de fãs do Helloween. Atualmente, estamos lidando com três gerações de fãs do Helloween. Há a primeira, que provavelmente é a maior parte, que são os fãs da era ‘Walls Of Jericho’ e ‘Keeper Of The Seven Keys’. E para satisfazer completamente esse pessoal, você definitivamente precisa do Michael Kiske, e o Kai é, sem dúvida, um ótimo bônus, mas eu acho que a voz é o mais importante — o fato das pessoas ouvirem o Michael novamente, como estavam acostumadas desde a juventude, até mesmo desde a infância."

Em outro momento da conversa, Deris comentou sobre a dinâmica de dividir os vocais com Kiske e Hansen. Segundo ele, essa estrutura amplia o leque criativo e conecta, de maneira orgânica, diferentes fases da trajetória do grupo.
"Foi muito importante termos trazido os caras de volta para a banda, com certeza, porque agora temos todo o direito de nos conectar com a história sem sermos chamados de imitadores ou qualquer coisa assim [...]. Agora temos a liberdade de, de certa forma, produzir o melhor dos dois mundos. E é exatamente isso que todos esperam. O que quero dizer é que agora posso tocar ou compor algo como 'Giants On The Run', ou ao mesmo tempo uma balada como 'Into The Sun' ou talvez algo mais pop como 'A Little Is a Little Too Much' e performar isso junto com o Michael — e os mundos não colidem, eles se conectam. E isso é algo que eu realmente curto."

O próximo disco do Helloween é "Giants & Monsters", que tem lançamento programado para o dia 29 de agosto. Para mais informações sobre o disco, acesse a nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps