Black Sabbath revela o motivo crucial para o show de despedida hoje com formação original
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2025
A lendária banda britânica Black Sabbath realizou hoje seu último show com a formação original, em Villa Park, Birmingham, Inglaterra. Segundo os integrantes, o reencontro só faz sentido com o retorno do baterista Bill Ward, afastado do grupo há mais de duas décadas.
Black Sabbath - Mais Novidades

Em entrevista ao LouderSound, o baixista Geezer Butler explicou: "O objetivo desse último show era encerrar com os quatro originais tocando juntos. Eu não teria aceitado sem o Bill". Tony Iommi, guitarrista da banda, foi direto: "Não teria sentido. Já fizemos isso antes. É a formação original que dá o significado. Eu não teria feito sem os quatro."
Ward esteve ausente da turnê de reunião anunciada em 2012 devido a um impasse contratual e também não participou do álbum final da banda, 13. Agora, seu retorno para a apresentação final sela o ciclo iniciado no fim dos anos 1960.
Ozzy Osbourne também destacou a importância do momento: "É muito importante. O Sabbath original nunca mais subirá ao palco junto. Somos uma das poucas bandas daquela época em que todos os membros originais ainda estão vivos e se falam."

A apresentação, batizada de Back to the Beginning, contará com um set do Black Sabbath com seus maiores sucessos, além de uma performance solo de Ozzy. O evento terá ainda convidados ilustres, como o Metallica.
Iommi, no entanto, manteve o tom definitivo: "Eu nunca digo nunca, porque já disse muitas vezes e olha no que deu. Mas, sinceramente, acho que este é o fim de verdade. A menos que alguém nos desenterre ou recrie nosso DNA no futuro."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps