Como ofensas sobre Andre Matos fizeram Hugo Mariutti pensar em encerrar carreira
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de agosto de 2025
O guitarrista e cantor Hugo Mariutti se prepara para lançar seu novo álbum solo, intitulado "This Must Be Wrong", no dia 5 de setembro, via For Music. O trabalho chega em formato físico e nas plataformas digitais, marcando a continuidade de uma trajetória que já conta com três discos anteriores.
Andre Matos - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast IbagensCast, o músico explicou que o novo registro mantém a identidade construída ao longo da carreira, mas incorpora novidades. "Quem acompanha meus outros três discos vai reconhecer a base, que é sempre ligada à música britânica — desde os Beatles até hoje em dia. Mas eu sempre procuro adicionar elementos novos, porque cada momento traz influências diferentes", afirmou.
Mariutti também comentou os desafios vocais que enfrentou neste álbum, destacando que muitas músicas foram compostas em tons mais altos do que os usados anteriormente. "Não quis mudar o tom porque isso tiraria o pique da composição. Então precisei treinar bastante, gravar várias vezes até chegar ao resultado. Acho que, com o tempo, a prática nos shows e gravações vai trazendo aprendizado e novos desafios para a voz", disse.
Hugo Mariutti e Andre Matos
Apesar do entusiasmo atual, o guitarrista revelou que chegou a cogitar o fim da carreira solo após o lançamento de "The Last Dance". O motivo não foi a recepção crítica, mas comentários ofensivos e ataques pessoais recebidos nas redes sociais, alguns envolvendo o nome de Andre Matos, seu amigo e ex-companheiro de palco. "Embora muita gente tivesse elogiado o disco, as críticas pessoais fora da música me fizeram muito mal. Li coisas pesadas, inclusive envolvendo o Andre, que me atingiram profundamente. Pensei seriamente em não lançar mais nada", relatou.
O tempo, porém, trouxe uma nova perspectiva. Hugo afirmou que a música voltou a se apresentar como um espaço de acolhimento e saúde emocional. "Compor e gravar é quase uma terapia para mim. É o que eu mais gosto de fazer. Então pensei: vou continuar, independente do que falem. Críticas à música são normais, mas ataques pessoais não", explicou.
Entre as faixas de "This Must Be Wrong" está "My Dear Friend", dedicada a Andre Matos. Em entrevista anterior ao mesmo canal, o guitarrista, no entanto, optou por não usar a homenagem como ferramenta promocional. "Estava explícito que era uma homenagem, mas não quis explorar isso como estratégia. Trabalhei com o Andre por 20 anos, era meu amigo, então era legítimo homenageá-lo, mas não queria transformar isso em marketing", reforçou.
Para marcar o lançamento, Hugo Mariutti prepara um show no dia 13 de setembro, em São Paulo. Embora o local ainda não tenha sido divulgado, o músico pediu que os fãs reservem a data. Além disso, pretende reunir a banda em estúdio para gravar performances ao vivo de músicas do novo trabalho e também de álbuns anteriores, que serão disponibilizadas na internet.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
Teemu Mäntysaari mostra que é fera na guitarra e toca som do Megadeth enquanto patina no gelo

Como é a aceitação do trabalho solo experimental de Hugo Mariutti, segundo o próprio

O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
O melhor cantor do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"


