Marilyn Manson causa polêmica entre religiosos com show para 205 mil no México
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de agosto de 2025
Em 10 de agosto, Marilyn Manson reuniu 205 mil pessoas no Teatro del Pueblo, na Feira Nacional Potosina (FENAPO), no estado mexicano de San Luis Potosí. O show gratuito, promovido pelo governo estadual, foi marcado por protestos de grupos religiosos e conservadores, que consideraram a presença do artista "inapropriada" para um evento voltado às famílias.
Marilyn Manson - Mais Novidades
O convite partiu do governador Ricardo Gallardo Cardona, admirador e intérprete amador da música regional mexicana. Ele afirmou à Billboard que a contratação foi um ato em "defesa da liberdade de expressão" e para combater o "atraso cultural" que, segundo ele, manteve o estado afastado de grandes shows por décadas devido a "mentalidades conservadoras" que demonizaram o hard rock.
A polêmica remeteu a 1989, quando o show do Black Sabbath, então com Tony Martin nos vocais, foi proibido em San Luis Potosí sob a alegação de "promover satanismo e antivalores". "Se ele já se apresentou em Roma, berço do catolicismo, por que não poderia tocar aqui?", questionou o governador.
Diferente do que ocorreu há 36 anos, nada impediu a apresentação de Manson. Já nas primeiras horas do dia, filas de jovens vestidos de preto, muitos maquiados como o cantor, se formavam nas entradas. Ao anoitecer, Manson apresentou canções como "The Beautiful People", "Sweet Dreams (Are Made of This)", "Disposable Teens" e "Tourniquet".
Horas antes do show, uma cabeça de vaca foi deixada em frente à Catedral Metropolitana em resposta aos protestos de um grupo católico. Uma associação conservadora também reuniu cerca de 6 mil assinaturas pedindo o cancelamento do evento.
A passagem marcou a segunda parada da turnê One Assassination Under God, iniciada em 7 de agosto nos Estados Unidos e que retorna ao México em dezembro, no Knotfest. Aos 56 anos, Manson acumula uma relação longa e polêmica com o país: a primeira apresentação foi em 1997, no Palacio de los Deportes, durante a turnê Antichrist Superstar. Desde então, voltou diversas vezes, sempre gerando reações intensas — de protestos religiosos a episódios inusitados, como o fã que, em 2007, pegou com a boca o cuspe que o artista lançou no ar.
Além do show de Manson, a programação deste ano da FENAPO incluiu Tiësto, Don Omar, Enrique Iglesias, Grupo Frontera, Banda MS, Los Ángeles Azules e Belinda, todos com entrada gratuita.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa
Como e por que Linkin Park contratou Emily Armstrong como cantora, segundo Shinoda
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss

Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Guitarrista Tyler Bates deixa a banda de Marilyn Manson
O clássico dançante e sombrio que ganhou uma versão rock and roll perturbadora
Discórdia: alguns dos maiores insultos entre artistas



