Morreu Terry Reid, cantor que recusou Led Zeppelin e Deep Purple
Por João Renato Alves
Postado em 05 de agosto de 2025
Morreu aos 75 anos o cantor britânico Terry Reid. Popularmente conhecido pelo apelido "superlungs" – "super pulmões" em português –, o artista se destacou como frontman do Peter Jay and the Jaywalkers e posteriormente em carreira solo, abrindo turnês de nomes como Rolling Stones, Cream, Jethro Tull e Fleetwood Mac.
Deep Purple - Mais Novidades

Em 1968, chegou a ser convidado por Jimmy Page a integrar o grupo que se tornaria o Led Zeppelin. No entanto, recusou após o guitarrista não interceder junto aos Stones para tirá-lo de uma turnê pelo Estados Unidos. De qualquer modo, foi decisivo para a banda ao indicar outro vocalista e um baterista, como lembrou à Classic Rock em 2023.
"Page precisava de alguém que pudesse interpretar e completar aqueles licks de guitarra. Disse a ele que não apenas Robert Plant era perfeito para o que desejava, como poderia chamar o baterista, John Bonham, que era um animal. Já os havia visto tocando juntos."
Outra recusa na mesma época foi dada a Ritchie Blackmore, quando veio o convite para substituir Rod Evans no Deep Purple. Mais uma vez, o desencadear dos fatos fez com que o grupo chamasse Ian Gillan e decolasse rumo à consagração mundial.

Posteriormente, Terry trabalharia com Bonnie Raitt, Don Henley e Trevor Horn, entre outros. Teve composições gravadas por The Hollies, Crosby Stills & Nash, Marianne Faithfull, Cheap Trick, Jack White, Joe Perry e Chris Cornell. Seu último show aconteceu em 7 de outubro de 2024, em Londres.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps