Metallica faz história com o "Black Album" ao superar 800 semanas no Billboard 200
Por João Renato Alves
Postado em 04 de agosto de 2025
"Metallica", quinto disco de estúdio da banda que leva o mesmo nome, alcançou uma marca história na última semana. Popularmente conhecido como "Black Album", o trabalho alcançou 800 semanas no The Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos e da indústria musical como um todo.
Metallica - Mais Novidades
É apenas o quarto a superar a marca. Os outros são "Dark Side of the Moon" (Pink Floyd), "Legend" (Bob Marley & The Wailers) e "Greatest Hits" (Journey). Considerando que dois dos mencionados são coletâneas de sucessos, o feito da banda que leva o metal em seu nome se torna ainda mais significativo.

Os próximos que podem alcançar a marca são: "Chronicle" (Creedence Clearwater Revival – 756 semanas); Nevermind (Nirvana – 732 semanas); Greatest Hits (Guns N' Roses – 734 semanas); Back in Black (AC/DC – 644 semanas); e Greatest Hits (Queen – 657 semanas).
Lançado em 12 de agosto de 1991, "Metallica" mostrava a banda explorando novas sonoridades, dando início à parceria com o produtor canadense Bob Rock. Pela primeira vez os músicos usaram três tipos de afinações diferentes: a tradicional em mi, mi bemol e ré.
A atmosfera mais dark e reflexiva das músicas não era apenas uma mudança de abordagem superficial. Além do amadurecimento natural que a idade traz, três dos quatro integrantes passaram por divórcios no período – James Hetfield era a exceção.

Ao contrário do que faziam até então, Hetfield e Lars Ulrich incluíram Kirk Hammett e Jason Newsted no processo de desenvolvimento das canções, visando dar um clima mais próximo do que faziam ao vivo.
"Metallica" vendeu até hoje cerca de 32 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o disco mais comercializado das últimas três décadas em qualquer gênero musical.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps