A opinião de John Petrucci sobre o Rush e o guitarrista Alex Lifeson
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de setembro de 2025
Fundado em 1985, o Dream Theater é a maior referência do prog metal. Naturalmente, uma das principais influências da banda nova-iorquina é o Rush, trio canadense que figura entre as grandes lendas do rock progressivo.
John Petrucci, guitarrista, membro fundador e um dos arquitetos do som do Dream Theater, gosta muito do Rush, o que não chega a ser surpreendente. Em 2022, durante uma entrevista à Metal Edge, ele não economizou nas palavras ao expressar sua admiração por Alex Lifeson e pela banda que apresentou ao mundo músicas do calibre de "Tom Sawyer", "YYZ" e "The Spirit of Radio".
Dream Theater - Mais Novidades


"Não sei se ele é necessariamente considerado um cara dos anos 80, mas aquele período entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80 foi quando meus álbuns favoritos do Rush foram lançados. O Rush é minha banda favorita de todos os tempos, e o Alex é um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos. Ele é uma grande influência para mim, não apenas como músico, mas também para o meu som e estilo de composição."

Em seguida, Petrucci relatou que no início da trajetória do Dream Theater, o quinteto foi comparado ao trio formado por Alex Lifeson, Geddy Lee (vocal/baixo/teclado) e Neil Peart (bateria). "Quando o Dream Theater surgiu, muitas pessoas disseram que a gente parecia o Rush. Não sei se isso era uma crítica ou um elogio, mas eu interpretei como um elogio, é claro!", comentou o músico estadunidense.
A influência do Rush é bastante perceptível em "When Dream and Day Unite", trabalho de estreia do Dream Theater. Esse é um dos cinco discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida. Confira a lista completa no link abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps