Para Cristina Scabbia, Pantera era uma banda onde "cada membro era um personagem"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de setembro de 2025
A veterana banda italiana Lacuna Coil é uma das referências do gothic metal. Unindo o peso de suas guitarras a climas sombrios e atmosféricos, o grupo cravou seu nome no concorrido cenário da música pesada.
Um dos principais diferenciais do Lacuna Coil é o vocal de Cristina Scabbia, que divide a função com Andrea Ferro. A artista, cuja voz transita entre o suave e o potente, adiciona uma camada de emoção única ao som da banda, como pode ser ouvido em "Heaven's A Lie", "Within Me" e "I Wish You Were Dead".
Pantera - Mais Novidades
Apesar de o som do Lacuna Coil não ter influência do groove metal, Cristina Scabbia aprecia o grupo que popularizou o estilo, o Pantera. A vocalista falou sobre a banda norte-americana à Metal Hammer, em uma reportagem que lista os 50 maiores discos de heavy metal lançados nas últimas cinco décadas.
Cristina elegeu "Vulgar Display of Power" (1992), sexto álbum do Pantera. Ao explicar sua escolha, ela não poupou elogios ao quarteto.
"‘Vulgar Display of Power’ tem tantas músicas clássicas: ‘Walk’, ‘Mouth for War’, ‘A New Level’. A música era incrível, mas havia um poder tão grande neles como banda. Não era apenas o vocalista ou o guitarrista que era a estrela – era toda a banda, onde todos tinham sua própria importância. Cada membro daquela banda era um personagem. Mas não havia outro vocalista como Phil Anselmo. Ele controlava todos os palcos em que se apresentava."
A frontwoman conclui que o álbum é de grande importância para ela. A vocalista explica que a obra evoca boas lembranças, pois a faz lembrar de uma época feliz.
"Eu não diria que o Pantera teve uma grande influência no Lacuna Coil, mas esse álbum ainda é importante para mim. Álbuns excelentes ficam com você para sempre porque lembram um determinado período da sua vida. E esse período foi muito feliz para mim – era tudo uma festa com os amigos, e essa era a trilha sonora perfeita."
Sucessor de "Cowboys from Hell" (1990), "Vulgar Display of Power" é um dos trabalhos mais importantes da banda fundada pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria) — ambos falecidos. A expressão que dá nome ao álbum foi retirada de um clássico aterrorizante do cinema "O Exorcista". Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
De onde veio a frase "Vulgar Display Of Power", título de clássico do Pantera
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
Billy Corgan: revelando seus álbuns favoritos de Metal


