Drones usam AC/DC para defender o gado
Por João Renato Alves
Postado em 03 de setembro de 2025
De acordo com o Talker News, drones tocando "Thunderstruck", do AC/DC, em volume máximo estão sendo usados para ajudar a proteger o gado dos lobos em Klamath Basin, Oregon, Estados Unidos.
AC/DC - Mais Novidades
Uma equipe de biólogos usa a música em volume máximo, além de trechos de filmes e vozes humanas ao vivo para impedir que matilhas ataquem o rebanho. De acordo com agências estaduais e federais, lobos cinzentos mataram cerca de 800 animais domesticados em 10 estados em 2022.

Antes da implantação dos drones, em agosto do ano em questão, 11 cabeças de gado foram mortas em 20 dias e apenas duas nos 85 dias seguintes. Cientistas do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do USDA desenvolveram a técnica para afugentar, monitorando os algozes com câmeras termográficas à noite, quando estão mais ativos.
Para afugentar os lobos, o piloto do drone começa tocando clipes pré-carregados de música, tiros, fogos de artifício e vozes. Se não funcionar, o operador começará a gritar por meio de um microfone.
"Thunderstruck" faz parte do álbum "The Razors Edge", lançado em 1990. A faixa se tornou o single mais bem-sucedido da carreira do AC/DC, ganhando disco de diamante nos Estados Unidos pelo equivalente a mais de 10 milhões de cópias vendidas.

No Spotify, principal plataforma de áudios, a canção é a terceira mais ouvida da banda, atrás das faixas que dão título aos discos "Highway to Hell" (1979) e "Back in Black" (1980). No Brasil, conforme registro da Pró-Música Brasil (antiga ABPD), ganhou honraria de platina ao ultrapassar 60 mil unidades comercializadas em diferentes formatos.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps