Steve Harris defende álbuns do Iron Maiden com Blaze Bayley nos vocais
Por João Renato Alves
Postado em 01 de setembro de 2025
A passagem de Blaze Bayley pelo Iron Maiden rendeu dois álbuns controversos, para dizer o mínimo. "The X Factor" (1995) e "Virtual XI" (1998) desagradaram boa parte dos fãs, o que só se agravou com as performances ao vivo do substituto de Bruce Dickinson nas músicas antigas. A solução foi resgatar o antigo frontman e retomar o caminho do sucesso.
Iron Maiden - Mais Novidades
Ainda assim, Steve Harris defende as duas obras. O baixista e principal compositor do grupo falou sobre ambos em entrevista à próxima edição da Metal Hammer. "Eu disse isso na época e ainda acredito: esses dois são álbuns realmente fortes e poderosos, as pessoas vão apreciá-los mais tarde. E os fãs estão dando uma nova chance, descobrindo-os e percebendo que são bons."
O primeiro mencionado, em especial, conta com um lugar especial no coração do líder da banda. "‘The X Factor’ em particular é muito bom, mas é um álbum sombrio. Provavelmente porque eu estava em um momento meio sombrio com a saída do Bruce e passando por um divórcio. Mas o resultado foi poderoso. Você pega coisas negativas e as transforma em positivas, essas emoções vêm à tona e é isso que você pode fazer com elas. Por isso que a música é uma coisa tão poderosa."
Steve assinou a produção de "The X Factor" junto a Nigel Green. Foi a primeira vez desde o disco de estreia que a banda não contou com Martin Birch na função. O trabalho alcançou posições discretas nas paradas, chegando a um mero 147º lugar nos Estados Unidos (135 posições abaixo do antecessor, "Fear Of The Dark") e 8º na Inglaterra, onde ganhou disco de prata.
Já "Virtual XI" chegou ao 16º lugar na parada britânica, pior desempenho de um trabalho de estúdio do Iron Maiden em sua terra natal até hoje. Após a turnê, a banda se reuniu com Bruce Dickinson, que também levou o guitarrista Adrian Smith de volta, transformando a formação em um sexteto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
A morte misteriosa por trás de uma das músicas mais famosas do Nirvana
A música do Evergrey que levou Floor Jansen às lágrimas
O livro dos anos 1970 que inspirou "Silent Lucidity", do Queensryche
Paulo Miklos é internado com pneumonia e cancela show
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo



Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
A melhor música de heavy metal lançada a cada ano desde 1970, em lista do Loudwire
Veja Kurt Cobain, do Nirvana, tocando Iron Maiden em video gravado no Brasil


