Steve Harris defende álbuns do Iron Maiden com Blaze Bayley nos vocais
Por João Renato Alves
Postado em 01 de setembro de 2025
A passagem de Blaze Bayley pelo Iron Maiden rendeu dois álbuns controversos, para dizer o mínimo. "The X Factor" (1995) e "Virtual XI" (1998) desagradaram boa parte dos fãs, o que só se agravou com as performances ao vivo do substituto de Bruce Dickinson nas músicas antigas. A solução foi resgatar o antigo frontman e retomar o caminho do sucesso.
Iron Maiden - Mais Novidades

Ainda assim, Steve Harris defende as duas obras. O baixista e principal compositor do grupo falou sobre ambos em entrevista à próxima edição da Metal Hammer. "Eu disse isso na época e ainda acredito: esses dois são álbuns realmente fortes e poderosos, as pessoas vão apreciá-los mais tarde. E os fãs estão dando uma nova chance, descobrindo-os e percebendo que são bons."
O primeiro mencionado, em especial, conta com um lugar especial no coração do líder da banda. "‘The X Factor’ em particular é muito bom, mas é um álbum sombrio. Provavelmente porque eu estava em um momento meio sombrio com a saída do Bruce e passando por um divórcio. Mas o resultado foi poderoso. Você pega coisas negativas e as transforma em positivas, essas emoções vêm à tona e é isso que você pode fazer com elas. Por isso que a música é uma coisa tão poderosa."

Steve assinou a produção de "The X Factor" junto a Nigel Green. Foi a primeira vez desde o disco de estreia que a banda não contou com Martin Birch na função. O trabalho alcançou posições discretas nas paradas, chegando a um mero 147º lugar nos Estados Unidos (135 posições abaixo do antecessor, "Fear Of The Dark") e 8º na Inglaterra, onde ganhou disco de prata.
Já "Virtual XI" chegou ao 16º lugar na parada britânica, pior desempenho de um trabalho de estúdio do Iron Maiden em sua terra natal até hoje. Após a turnê, a banda se reuniu com Bruce Dickinson, que também levou o guitarrista Adrian Smith de volta, transformando a formação em um sexteto.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps