O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2025
O ex-baixista do Megadeth, David Ellefson, revelou em uma nova entrevista o momento marcante em que Dimebag Darrell - o lendário guitarrista do Pantera - lhe contou que um disco específico da banda havia mudado sua vida. A revelação, feita em conversa com o Alternative Nation, mostra o quanto o thrash metal de Dave Mustaine e companhia impactou a formação musical do guitarrista texano.
Ellefson contou que conheceu os irmãos Abbott em 1988, quando o Pantera ainda vivia sua transição do glam metal para o som pesado que o consagraria nos anos 1990. "Eu estava no Texas, conheci os caras, bebemos a noite toda, e no fim da noite o Dimebag - que ainda era conhecido como Diamond Darrell - veio até mim, olhou nos meus olhos e disse: 'David, quero te dizer que o álbum Peace Sells mudou minha vida.'", recordou o baixista.


O músico explicou que, inicialmente, não levou a sério o comentário. "Eu meio que dei de ombros e disse: 'Ah, valeu, cara, agradeço.' Mas ele colocou a mão no meu ombro e repetiu: 'Não, mudou a minha vida.' Foi um momento sóbrio, ali mesmo, no meio da farra. Aquilo me marcou", contou Ellefson.

Pantera e Megadeth
Lançado em 1986, "Peace Sells... But Who's Buying?" foi o segundo disco do Megadeth e o primeiro em uma grande gravadora, a Capitol Records. O álbum é amplamente reconhecido como um divisor de águas do thrash metal, com faixas como "Peace Sells", "Wake Up Dead" e "Devil's Island", que ajudaram a moldar o gênero e inspiraram uma geração de músicos - incluindo, claramente, Dimebag.
Durante a mesma entrevista, Ellefson também revelou qual é o seu disco favorito do Pantera - e surpreendeu ao não escolher os clássicos dos anos 1990. "Pra mim, o meu Pantera ainda é o álbum "Power Metal". É o disco antes de Cowboys from Hell. Foi o primeiro com o Phil Anselmo, e ainda tinha um pouco de ZZ Top, Van Halen e também algo de Megadeth e Metallica", explicou.

O baixista acrescentou que esse álbum, lançado em 1988, representava o ponto de virada da banda: "Eles estavam em transição para o som que se tornaria Cowboys from Hell e Vulgar Display of Power - basicamente, o Pantera dos anos 90."
Mesmo décadas depois, a lembrança do impacto de Peace Sells na vida de Dimebag continua a emocionar Ellefson. "Ouvir aquilo do Dime foi como uma confirmação do porquê fazemos música - porque ela pode realmente mudar a vida de alguém", refletiu.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps