O hit do Led Zeppelin inspirado em Paul McCartney, segundo Jason Bonham
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de outubro de 2025
Para Jason Bonham, filho do lendário baterista John Bonham, poucas experiências em sua carreira igualam a de revisitar o repertório do Led Zeppelin no palco. Mas, entre tantos clássicos da banda que moldou a história do rock, existe uma canção em especial que ainda hoje provoca nele as emoções mais intensas: "Ten Years Gone", do álbum "Physical Graffiti" (1975).
Em entrevista ao AllMusic, Jason explicou por que a música ocupa esse lugar tão particular em sua memória e em seu coração: "Porque essa música, para mim, é uma das peças mais bonitas já escritas. E, ao vivo, quando a tocamos, é uma das canções mais emocionantes de se tocar. Porque é a realização de que já se passaram 45 anos desde que ele [John Bonham] se foi."

A lembrança se conecta a um momento muito especial da vida do baterista: o show do Led Zeppelin em Knebworth, 1979, uma das últimas apresentações do grupo com seu pai na formação. Jason tinha apenas 13 anos e quase perdeu o evento por causa de uma corrida de motocross, sua paixão na época.
"Foi uma das últimas músicas que lembro dele tocando em Knebworth '79, quando eu estava no lado do palco, chateado porque queria estar na corrida. Era um fim de semana com duas corridas e me disseram: 'Você tem que perder uma, porque precisa ver seu pai.' Deus, como sou grato por minha mãe e meu pai terem dito: 'Você não pode ter tudo na vida. Faça um sacrifício.' Porque só vi o Zeppelin quatro vezes. E ainda bem que fui."
Jason Bonham e Led Zeppelin
O baterista, que tinha apenas 14 anos quando John Bonham morreu em setembro de 1980, reviveu ainda outra memória de Knebworth, já que a banda se apresentou em duas noites, nos dias 4 e 11 de agosto daquele ano. Para ele, foi um show marcante também por causa das palavras de Robert Plant.
"Aquele show em Knebworth foi muito especial. Eu me lembro do Robert dizendo: 'Deveria se chamar Eleven Years Gone, porque agora era '79 e eles tinham começado em '68.' Eu amo a linha: 'Nunca pensei que veria seu rosto como costumava ser.' Sempre me pego pensando: 'Uau. O que será que ele [meu pai] pensaria agora?'"
Ao levar "Ten Years Gone" para o palco com sua banda, a Jason Bonham's Led Zeppelin Evening (JBLZE), Jason garante que a execução seja o mais fiel possível à gravação original. Ele contou que até pequenos detalhes sonoros, como a linha de sitar que se estende por toda a faixa, são preservados graças ao multi-instrumentista Alex Howland.
"O Alex perguntou: 'Você quer mesmo que eu toque essa linha o tempo todo?' E eu disse: 'Com certeza. Funciona muito bem ao vivo, porque na época eles não tinham essa capacidade. É isso que dá vida à música.'"
Jason também levantou uma curiosidade: a possibilidade de que Jimmy Page tenha se inspirado no Paul McCartney & Wings ao compor o icônico solo da música. "Eu acredito fortemente – e você teria que perguntar ao Jimmy – que talvez ele tenha sido influenciado por algo que McCartney e os Wings estavam lançando naquela época. Sempre me lembra de Band on the Run. Quando ele entra naquele solo de guitarra, tem algo muito parecido com [canta] 'Stuck inside these four walls…' E eu sabia que meu pai era muito próximo de Paul e dos Wings. Então sempre me pergunto se havia alguma conexão aí."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi

As 50 melhores músicas do Led Zeppelin de acordo com a revista Classic Rock
O grande problema de se apegar a guitarras como a de Jimmy Page, segundo Tosin Abasi
A decepção de Dave Mustaine com álbum do Led Zeppelin: "Ele não estava tocando bem"
A música em que o Led Zeppelin tentou dar uma resposta aos punks, mas era tarde demais
O improvável álbum que representa o Led Zeppelin no auge, segundo Jimmy Page
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
A música tão complicada para gravar que o Led Zeppelin desanimou de tocá-la ao vivo
O dia em que Robert Plant chorou assistindo Jimmy Page tocando com outra banda


