Carach Angren: a "farsa" genial por trás do novo EP "The Cult of Kariba"
Por Karen Batista
Postado em 20 de dezembro de 2025
Em uma série de entrevistas com o engenheiro de som Patrick Damiani, o tecladista e compositor Clemens "Ardek" Wijers - da banda holandesa de black metal sinfônico CARACH ANGREN - analisa o novo EP da banda, The Cult of Kariba.
No primeiro vídeo, que é uma verdadeira aula de composição e produção musical aplicadas ao metal extremo, Ardek disseca a faixa "Draw Blood" em detalhes, demonstrando o processo de composição e arranjo na prática (para quem não entende inglês, basta habilitar as legendas e escolher a tradução automática para o português).
Entre os pontos mais reveladores da entrevista, Ardek explica a "farsa" por trás do som grandioso e denso do CARACH ANGREN. Segundo o tecladista, o som denso da banda não é resultado de dezenas de instrumentos sobrepostos, mas de uma gestão inteligente de espaço e dinâmica: "A orquestra soa grandiosa, mas não deixa de ser uma ilusão [...] geralmente só uso um naipe de metais, alguns trombones [...] mas o baixo, a bateria e as guitarras preenchem o resto, criando essa ilusão."
Para o CARACH ANGREN, a chave está no contraste: sons mais intimistas (como um violoncelo microfonado de perto) fazem as explosões orquestrais soarem grandiosas. "Se tudo é grande o tempo todo, então nada é grande", resume Ardek, citando uma regra de ouro da mixagem.
Essa filosofia "menos é mais" também reflete a maturidade da banda: afinal, deixar os egos de lado e subtrair elementos desnecessários é essencial para que cada instrumento "respire" e preserve seu impacto real.
Lançado em outubro passado, The Cult of Kariba revisita a história macabra do álbum Lammendam (2008), conforme insinuado por Ardek em entrevista à autora desta matéria no ano passado.
O videoclipe do primeiro single, "Ik Kom Uit Het Graf" ("Eu saio do túmulo", em tradução livre do holandês), conta com direção de Zoran Bihać, colaborador de longa data do RAMMSTEIN e, mais recentemente, de TILL LINDEMANN.
Para os fãs brasileiros ansiosos por adicionar o novo EP à sua coleção, a gravadora Valhall Music confirmou que a edição física nacional de The Cult of Kariba está prevista para chegar às lojas em 2026.
Enquanto a nova obra dos mestres holandeses do terror não desembarca oficialmente por aqui, os fãs podem adquirir a discografia completa do CARACH ANGREN (com exceção do novo lançamento) em um kit especial com 6 álbuns no site da Valhall Music.
E para quem não quiser esperar, ouça e adicione The Cult of Kariba agora mesmo à sua playlist de metal extremo no Spotify.
FONTE: Tidalwave Studio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin

Sexo e rock n' roll; banda grava e vende pornô para bancar despesas
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
Fama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg


